12 mitos sobre carros elétricos que não são verdade

postado em: Autossustentabilidade | 0

O site português Motor 24 enumerou 12 mitos e verdades sobre carros elétricos que as pessoas acreditam. Ao ler o artigo eu concordo com as colocações, tanto do ponto de vista do motorista comum (que conhece pouco sobre veículos elétricos e tem certos preconceitos que precisam ser esclarecidos) como com as respostas. Claro que está escrito no português de Portugal, e algumas das respostas do site levam em consideração a realidade européia, então abaixo de cada tópico e em vermelho haverá a Nota do Blog (NB) com a opinião da Coluna Autossustentabilidade e também a realidade brasileira.

Mitos de baterias

MITO: Carros elétricos ficam sem bateria muito depressa.

REALIDADE: Seja qual for a capacidade da bateria, a maior parte dos utilizadores de carros elétricos faz bem menos de 100 km por dia e nunca vai ficar sem bateria.

NB: Os veículos elétricos atuais possuem no mínimo 200km de autonomia. A maior parte dos usuários brasileiros relatam não carregar os veículos todos os dias.

Mitos de baterias

MITO: Os carros elétricos só servem para andar na cidade.

REALIDADE: Embora seja verdade que a maior parte dos utilizadores fazem essencialmente viagens curtas, um carro elétrico normal deverá poder fazer 200 km até outro canto do país sem problemas e de forma confortável.

NB: Com os 200 km de autonomia citados anteriormente, uma bateria completa pode viajar apenas distâncias não muito distantes, porém já há carregadores rápidos em algumas rodovias como Anhanguera e Bandeirantes, e a BMW irá instalar 6 carregadores na Rodovia Presidente Dutra entre São Paulo e Rio de Janeiro. A ABRAVEI – Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos está negociando a instalação de mais pontos de recarga rápida.

Mitos de baterias

MITO: É preciso existir uma rede de reabastecimentos antes das pessoas comprarem os carros.

REALIDADE: Numa primeira fase, a maior parte dos utilizadores têm tendência para reabastecer em casa, em garagens. À medida que cresce o número de pessoas sem garagem que tem um carro elétrico, a infra-estrutura já terá sido montada progressivamente.

NB: Os veículos elétricos podem ser recarregados durante a noite em casa e já há pontos públicos de recarga em supermercados e shopping Centers que permitem a recarga de forma gratuita.

Mitos de baterias

MITO: A rede elétrica não aguenta todos os carros a carregar a bateria.

REALIDADE: A maior parte dos reabastecimentos é feita fora dos picos de consumo, durante a noite, quando a maior parte dos aparelhos está desligada.

NB: As pessoas que tem essa preocupação imaginam que todos os veículos a combustão serão trocados por elétricos, o que é impossível. A troca dos veículos a combustão por elétricos será gradual de forma a geração de energia evoluir. O Brasil ainda possui um potencial solar e hidráulico imenso que somente agora está começando a ser explorado, o que vai aumentar de forma inimaginável a geração de energia.

Mitos de baterias

MITO: Os carros elétricos demoram muito a carregar.

REALIDADE: Desde que não recarregue a bateria a 100 por cento, uma bateria pode ser recarregada a 80 por cento entre o almoço e a hora de saída sem problemas.

NB: O máximo que uma bateria demora para ser recarregada completamente é 8 horas. Mas os usuários rodaram todos os 200 km de autonomia todos os dias? A média de utilização é de 30 km por dia. dá para ir recarregando aos poucos sem ter esvaziado a bateria.

Mitos de baterias

MITO: Elétricos e híbridos são muito caros.

REALIDADE: Vários países europeus e estados dos EUA oferecem incentivos reduzindo o preço de aquisição destes carros. Além do mais, carros elétricos não têm manutenção do motor, por isso tem custos de utilização mais reduzidos.

NB: Hoje os veículos realmente estão caros. Este valor irá diminuir conforme a produção aumenta e as baterias ficam mais baratas, o que já começou a acontecer.

Mitos de baterias

MITO: Não há lítio suficiente para fazer novas baterias.

REALIDADE: Mesmo com o aumento da procura por carros elétricos, estima-se que existam reservas de lítio prontas para explorar durante os próximos 75 anos. Mas não só este é reciclável, como existem planos para ousar outros metais nas baterias no futuro.

NB: Há muito lítio para produzir as baterias e além do mais estão sendo desenvolvidos novos tipos de baterias que utilizam outros materiais como sódio e grafeno (nanotubos de carbono), o que vai aumentar a possibilidade de fabricação de baterias.

Mitos de baterias

MITO: Os carros elétricos são poluentes porque usam energia de centrais termoelétricas.

REALIDADE: Mesmo usando eletricidade extraída da queima do carvão ou petróleo, a concentração de poluição atmosférica nas cidades é sempre reduzida com carros elétricos a circular.

NB: No Brasil, a Matriz Energética é baseada na sua maior parte em energias renováveis  e não poluentes em especial a hidrelétrica. A solar e a eólica estão crescendo.

Mitos de baterias

MITO: É muito caro substituir uma bateria.

REALIDADE: É verdade, mas isso tem tendência para mudar, até porque o modelo de negócio de aluguer de baterias poderá ser mais vantajoso para o consumidor que incluí-las na compra do carro.

NB: Hoje a bateria está cara, porém ela dura vários anos e quando precisar ser substituída já haverá baterias mais baratas.

Mitos de baterias

MITO: As baterias não podem ser recicladas.

REALIDADE: De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, quase todos os materiais da bateria são recicláveis, incluindo os metais raros.

NB: Após a vida útil nos veículos, as baterias podem ser utilizadas para uso estacionário, o que multiplica o seu tempo de serviço.

Mitos de baterias

MITO: As baterias de lítio podem explodir.

REALIDADE: As baterias são fabricadas de modo a mitigar perdas energéticas, pelo que é muito pouco provável que uma bateria se possa incendiar. Com baterias futuras recorrendo a outros materiais, isso não será sequer uma fonte de preocupação.

NB: As baterias podem explodir somente se os cuidados básicos não forem tomados, assim como o combustível também pode.

Mitos de baterias

MITO: As pessoas querem continuar a conduzir carros a gasolina e Diesel.

REALIDADE: Com a legislação a previlegiar carros sem emissões poluentes, a preocupação com a redução dos gases de estufa, e a redução dos custos de produção, os carros elétricos acabarão por conquistar o público, por motivos práticos.

NB: As pessoas que conhecem os veículos elétricos passam a querer dirigi-los. É tudo questão de informação.

Fonte: Motor 24