Briga em casa – Toyota Prius x Corolla Altis

postado em: Autossustentabilidade | 0

Briga Prius x Corolla

Após o Briga em casa entre os SUVs da Renault, nesta semana colocamos frente a frente dois modelos da Toyota, bem distintos em suas propostas. De um lado o Prius, híbrido que se destaca pela tecnologia e ganhou diversos prêmios, além de levar o título de carro mais econômico do Brasil, de acordo com o Inmetro. Já o Corolla é nada menos que o campeão de vendas do segmento há anos e acabou de passar por uma reestilização. Compare as principais características de cada um que podem influenciar a compra.

Toyota Prius x Corolla

Compre um Prius se… 

  • prefere mais equipamentos: ambos são bem equipados e oferecem sete airbags, bancos em couro, multimídia com câmera de ré, botão de partida e controle de estabilidade, mas somente o Prius conta com banco do motorista com ajuste elétrico lombar, bancos dianteiros com aquecimento, ar digital de duas zonas e até carregador de celular por indução;
Toyota Prius x Corolla
  • prefere mais tecnologia: começando pelo quadro de instrumentos 100% digital com mostradores sobre o funcionamento do sistema híbrido e alavanca de câmbio tipo joystick, o Prius vai na contramão do Corolla com um interior mais moderno e até futurista, sem contar a ótima qualidade de montagem e dos materiais empregados;
Toyota Prius x Corolla
  • prefere melhor consumo: como era de se esperar, a propulsão híbrida permite priorizar o motor elétrico na maior parte do tempo na cidade, baixando o consumo para níveis excelentes (acima de 25 km/l). De quebra, ainda tem desconto de 50% no IPVA e isenção do rodízio municipal para quem roda na cidade de São Paulo.
Toyota Prius x Corolla

Compre um Corolla Altis se… 

  • prefere melhor desempenho: mais leve e potente, o Corolla se sobressai em desempenho, com vantagens nas arrancadas e retomadas, embora o Prius esteja muito longe de ser fraco, com desenvoltura mais que suficiente para o dia a dia;
Toyota Prius x Corolla
  • prefere estilo mais conservador: talvez o estilo arrojado do híbrido ainda não seja uma unanimidade, então o Corolla pode ser a escolha de muitos compradores pelo visual mais convencional e que foi atualizado recentemente.

Conclusão:

Ainda com vendas restritas por aqui, o Prius se destaca pela eficiência, prazer ao dirigir, boa oferta de equipamentos e por contar com as tecnologias mais recentes da Toyota. Começando pela plataforma TNGA, que estará no próximo Corolla, o híbrido antecipa muito que o sedã médio terá no futuro. Por outro lado, o Corolla permanece datado em alguns quesitos, mas acabou de ser atualizado e segue imbatível no segmento, se apoiando na tradição, confiabilidade da marca e boa fama no mercado.

Fichas técnicas:

Toyota Prius Toyota Corolla Altis
MotorMotor a combustão: dianteiro, quatro cilindros, 16 válvulas, gasolina; 98 cv a 5.200 rpm; 14,2 kgfm a 3.600 rpm; Motor elétrico: 72 cv, 16,6 kgfm;dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, comando duplo variável, flex
Cilindrada1.798 cm31.986 cm3
Potência123 cv (combinado)143/154 cv a 5.600/5.800 rpm
Torque19,4/20,7 kgfm a 4.000/4.800 rpm
Transmissãoautomática continuamente variável CVTautomática CVT com simulação de 7 marchas
Traçãodianteiradianteira
Direçãoelétricaelétrica
SuspensãoMacPherson na dianteira e Multilink na traseiraMcPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freiosdiscos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABSdiscos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD
Rodasliga leve aro 15″ com pneus verdes 195/65 R15liga leve aro 17″ com pneus 215/50 R17
Peso1.400 kg1.315 kg
Porta-malas412 litros470 litros
Tanque43 litros60 litros
PreçoR$ 126.600R$ 116.990

Desempenho – medições Motor1

Aceleração
0 a 60 km/h 5,0 s 4,7 s
0 a 80 km/h 7,8 s 6,8 s
0 a 100 km/h 11,4 s 9,7 s
Retomada
40 a 100 km/h (D) 9,6 s 7,0 s
80 a 120 km/h (D) 9,7 s 6,7 s
Frenagem
100 km/h a 0 41,5 m40,6 m
80 km/h a 0 26,0 m25,5 m
60 km/h a 0 14,7 m14,3 m
Consumo (gasolina) (etanol)
Ciclo cidade 25,6 km/l 7,0 km/l
Ciclo estrada 18,9 km/l 10,9 km/l

 

Fonte: Car Place