Cansado da fila no posto? Compre um carro elétrico

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Abastecer na tomada sai de graça em supermercados e shopping centers

BMW i8, o carro elétrico mais vendido do Brasil até abril de 2018 (Foto: Divulgação)

Para abastecer o carro elétrico na tomada, não tem fila. Pelo contrário. Enquanto a Aneel não regulamenta a venda de recarga para automóveis, shopping centers e supermercados oferecem eletricidade de graça e vagas de estacionamento exclusivas — cortesias para atrair um público bastante seleto.

Segundo a Anfavea, 1.260 carros elétricos foram emplacados este ano (0,2% da frota). A estatística considera modelos puramente elétricos (que carregam na tomada, como um telefone celular) e outros nem tanto: elétricos com gerador auxiliar e elétricos híbridos (com um motor a combustão para dividir o esforço). Estes últimos precisam visitar o posto, mas tão pouco que foi possível aguardar o fim da crise de abastecimento. Segundo a BMW, o esportivo i8 pode rodar 50 quilômetros com um litro de gasolina.

BMW i8 (Foto: Divulgação)

O BMW i8 custa caro, mas você pode recuperar o investimento com a economia de combustível. Ao dividir o esforço entre um motor elétrico e outro a combustão, o modelo roda 50 quilômetros com um litro de gasolina, segundo dados do fabricante. (Menos otimista, o teste de consumo feito pelo Inmetro registrou 11,3 km/l na cidade).

BMW i3 (Foto: Divulgação)

O BMW i3 pode se alimentar exclusivamente de eletricidade. Seu motor a combustão é meramente um gerador estacionário, para recarregar as baterias em viagens mais longas. O modelo vendeu 26 unidades (por cerca de R$ 170 mil) em 2017.

Toyota Prius (Foto: Divulgação)

Quando o primeiro Toyota Prius foi lançado, em 1997, a era dos carros com motor a combustão começou a acabar. Ele é um híbrido, com motores a gasolina e elétrico trabalhando juntos ou alternados. À venda no Brasil por R$ 126 mil (R$ 8 mil a mais do que um Corolla completo), ele vendeu 942 unidades desde janeiro — mais do que os sedãs Renault Fluence e Peugeot 408 somados. Segundo o Inmetro, faz 18,9 km/l na cidade. A Toyota desenvolve para o Brasil uma versão flex, capaz de andar durante uma crise de abastecimento de álcool, de gasolina ou um apagão.

Ford Fusion Hybrid (Foto: Divulgação)

Por R$ 160 mil, o Ford Fusion Hybrid oferece a rara oportunidade de poupar gasolina sem chamar atenção. Enquanto Toyota Prius e os BMW i3 e i8 são carros para fazer statement (com desenho radical e sem opção com motor tradicional), o Hybrid é meramente uma versão do Fusion. Sua diferença para a modelo a gasolina (25% mais barato) está em plaquinhas nas portas – e nos intervalos mais espaçados de visita ao posto. Segundo o Inmetro, ele faz 16,8 km/l na cidade.

BYD e6 e e5 doados à Guarda Municipal de São Paulo (Foto: Divulgação)

A escassez de combustível nos postos não haverá de parar a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. No ano passado, a BYD (maior fábrica de carros elétricos da China) doou à Prefeitura viaturas e6 e e5. Em 2018, foram emplacadas no Brasil quatro unidades do e5 e nenhuma do e6. Os planos da BYD para o país, contudo, são ambiciosos. A empresa inaugurou uma fábrica de ônibus elétricos em Campinas, no interior de São Paulo.

Fonte: Época Negócios