Dia da Mobilidade elétrica

postado em: Autossustentabilidade | 0

Uma carreata silenciosa, a não ser pelas buzinas dos veículos que desfilavam. Tudo bem que alguns eram híbridos e possuíam motor a combustão, mas apenas os motores elétricos estavam acionados. Os únicos barulhos de motor a combustão que eram ouvidos eram dos “batedores” da PM e CET e dos outros veículos que trafegavam pela Paulista curiosos com o que estava acontecendo.

Foi a sim a carreata do Dia da Mobilidade elétrica que reuniu veículos elétricos e híbridos de todos os tipos em um trajeto que saiu da Praça Amadeu Amaral, próximo do Shopping Pátio Paulista, seguiu pela Avenida Paulista e terminou na Praça Charles Muller, em frente ao Estádio do Pacaembu.

No desfile, veículos de rua e especiais mostravam a variedade da mobilidade elétrica. Elétricos como o Nissan Leaf e BYD E-6, híbridos como o Toyota Prius, Lexus CT200 H, Ford Fusion Hybrid, ônibus elétricos, assim como carrinhos de golf, bicicletas elétricas, Segways (aqueles patinetes elétricos que costumamos ver com seguranças de shoppings), minicarros como o Renault Twizzy dentre muitos outros, assim como alguns mais esquisitos como um monociclo elétrico e um skate com apenas uma roda central e também um caminhão de lixo  (isso mesmo) completamente elétrico fabricado pela BYD.

Um dos veículos que chamou mais a atenção (além do caminhão de lixo), certamente foi o Tesla Model S, que ainda se exibiu um pouco fazendo algumas manobras sem ter um motorista dentro.

Para participar do evento eu aluguei uma bicicleta elétrica na E-Moving, empresa que aluga bicicletas elétricas por período, por mês e também vende bicicletas elétricas novas e usadas. Saímos da E-moving em comboio até o ponto de encontro na Praça Amadeu amaral onde encontramos a fila de veículos aguardando pelo inicio do passeio.

Não tenho dúvidas que a cada ano essa carreata fique cada vez maior e mais conhecida para o deleite dos amantes da Mobilidade elétrica.

Mais fotos podem ser acessadas aqui.