“É PRECISO REPENSAR NOSSA DEPENDÊNCIA EM RELAÇÃO AO PETRÓLEO”, DIZ DONO DE BMW I3

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Edgar Escobar viaja pelo Brasil com o seu elétrico e estima economizar até R$ 15 mil em combustível por ano

BMW i3 de Edgar Escobar (Foto: Reprodução)

Se tem uma coisa que Edgar Escobar, de 51 anos, não pode reclamar, é do preço dos combustíveis. O gestor hospitalar, que também é presidente da associação brasileira dos proprietários dos carros elétricos, tem na sua garagem um modelo BMW i3 – o hatch que roda a maior parte do tempo com eletricidade.

Após visitar uma feira de veículos elétricos em busca de uma bicicleta, o empresário conheceu o compacto premium da BMW e se apaixonou. “Levantei todas as informações, fui à concessionária e depois de analisar todos os custos e benefícios, decidi comprar”, diz ele. Desde então, 18 meses se passaram e, hoje, Escobar dispensou seus outros dois carros para usar apenas o elétrico no dia a dia.

“Uso muito para viajar pelo Brasil. Desde que o comprei já rodei mais de 48 mil quilômetros. Na última semana, por exemplo, fui até Cuiabá (MT) e não tive nenhum problema por falta de gasolina”, conta Escobar.

Com preço aproximado de R$ 160 mil, o veículo tem baterias de íons de lítio de 22 kWh e um pequeno motor a gasolina (0,65 litro) ) que serve apenas para carregamento e aumento da autonomia. O BMW i3 conta com 170 cv de potência e torque de 25,5 kgfm. Além dessa configuração, um ponto que pesou na escolha do administrador pelo compacto foi a economia maior e independente do preço dos combustíveis nos postos.

“É preciso repensar a dependência que temos em relação ao petróleo. Depois que optei pelo elétrico, por exemplo, tive economia de R$ 13 mil a R$ 15 mil com combustível e manutenção do carro”, conta Escobar. Segundo seu cálculo, seu gasto mensal com gasolina em postos caiu R$ 800, enquanto a conta de energia de sua casa aumentou R$ 45. Escobar estima economia de até R$ 15 mil em combustível por ano.

Em tempos de crise no abastecimento dos postos, Escobar pôde dar uma força para os amigos. O gestor hospitalar conta que, durante o movimento dos caminhoneiros na última semana, em que a cidade de São Paulo, onde mora e trabalha, teve falta de combustível nas bombas, deu carona a seus colegas várias vezes. “A gente ajuda como consegue”, afirma ele, contando também que, durante o período, levou e buscou colegas do trabalho para casa.

Recarga
Falando em casa, é lá que Escobar carrega seu carro. Como um telefone celular, ele chega diariamente em sua residência e conecta o BMW i3 em um tomada comum instalada na garagem. Caso o veículo esteja com a bateria totalmente descarregada, a recarga leva de 8 a 9 horas.

BMW i3 de Edgar Escobar (Foto: Divulgação)

“Quando estou nas ruas procuro eletropostos pelas estradas, que completam a bateria em até 3 horas. Ainda, existem supermercados e shoppings que têm esse tipo de estação específica. Lá uma recarga de até 90%, por exemplo, pode ser feita em 20 minutos”, conta.

Vantagens e desvantagens
Além da economia com o preço dos combustíveis, Escobar lista algumas outras vantagens em ter um elétrico. Segundo ele, um dos pontos que mais agrada é poder circular pela cidade, independentemente do rodízio de veículos (válido em São Paulo). Além disso, ele afirma ter 40% do valor de IPVA, pago anualmente, devolvido posteriormente pela prefeitura paulistana. E ainda justifica mais sua escolha: “Também economizo bastante em manutenção, porque não preciso trocar óleo ou pastilhas de freio, por exemplo”.

Escobar não vê muitas desvantagens em sua compra. Mas lembra que ainda falta a quantidade ideal de lojas da rede concessionária da marca, principalmente em outros estados. Para ele, isso pode pesar na hora que o dono do carro precisa fazer uma manutenção de urgência, por exemplo.

Fonte: Auto Esporte