Fábrica de veículos elétricos estuda instalação em Campo Grande – MS

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O presidente da Fiems, Sérgio Longen, reuniu-se, em Campo Grande-MS, com os empresários da Brave-Brasil Veículos Elétricos para tratar sobre a instalação da empresa na Capital para tratar sobre a instalação da empresa na Capital.

“Os empresários da Brave-Brasil procuraram Mato Grosso do Sul na busca por informações de um local que dê competitividade para os seus produtos. Em um primeiro momento, a montadora de veículos elétricos se instalaria em Campo Grande e depois seria aberta uma filial da empresa na região de fronteira com o Paraguai para a produção de baterias para os veículos elétricos, beneficiando-se do Programa Fomentar Fronteiras oferecido pelo Governo do Estado”, detalhou.

Empresários da Brave-Brasil Veículos Elétricos foram recebidos pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, e autoridades locais.Empresários da Brave-Brasil Veículos Elétricos foram recebidos pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, e autoridades locais.

Sérgio Longen explica que os empresários entendem que Mato Grosso do Sul oferece condições para abrigar o empreendimento, pois tem a segurança jurídica necessária para que a Brave-Brasil possa produzir sem problemas.

“Trata-se de uma montadora de veículos elétricos que também procura avançar em outros projetos que vão ser desenvolvidos em parceria com o Senai na área de pesquisa e inovação.

Eles querem trabalhar com fontes de energia alternativas para veículos e nós poderemos auxiliá-los por meio do ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa), em Três lagoas”, detalhou.

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Vendas Industriais e o Mercado de Carros Elétricos
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Licio Melo que é especialista em Vendas Industriais e CCO da CityCorp, afirma que o mercado de veículos elétricos é cada vez maior em todo o mundo e que um relatório da consultoria financeira Morgan Stanley divulgado em 2016 indica que em 2025 carros elétricos já representem 15% do mercado mundial, isto é três vezes mais do que previsões de crescimento anteriores, atualmente eles são apenas 0,86%.

Licio Melo afirma que somente a Daimler vai investir 10 bilhões de euros neste mercado. Segundo Licio Melo mudanças bruscas neste mercado só podem acontecer quando os governos oferecem a retaguarda necessária para novos investimentos, isto é, primeiro o governo acena e depois o mercado faz sua parte. Ele dá como exemplo a Noruega, lá segundo o consultor, em janeiro de 2017, 37% dos novos veículos em circulação na Noruega eram movidos a eletricidade.

A frota de carros elétricos, que não emitem gases tóxicos totaliza mais de 100 mil unidades e esperamos que em 2020, eles já sejam 400 mil. Hoje, com uma população de apenas 5 milhões de pessoas, o País é visualizado como um micromercado estilo balão de ensaio do que poderá ocorrer no resto do mundo, visto que em 2012, os veículos elétricos representavam apenas 1% da frota do país e atualmente, apenas cinco anos depois, já são mais de 5%.

Ainda de acordo com o especialista, se olharmos o mercado chinês a partir do prisma do número de vendas, fica claro também o aumento da produção de veículos elétricos. Relativamente o mercado lá ainda é muito pequeno, porém se olharmos em termos absolutos, atualmente é o maior do mundo, um total de 351 mil carros movidos a energia elétrica foram vendidos na China em 2016.

Neste mercado Licio diz que só se fala na cifra de bilhões, ele confirma que somente a Daimler vai investir 10 bilhões de euros em carros elétricos neste ano, o Grupo que controla as marcas Mercedes e Smart estima que, em 2025, 25% das vendas totais serão representadas por veículos movidos a eletricidade, é um movimento sem volta.

O especialista finaliza dizendo que trata-se de um mercado disruptivo e que precisa da atenção das indústrias que desejam explorar as oportunidades oferecidas na formação de novas cadeias de fornecimento e informa ainda que os clientes industriais CityCorp já vem se preparando para este tipo de venda industrial desde 2015.

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Nova montadora de veículos elétricos em MS

Em Campo Grande, Paulo Corrêa reforça que a Fiems assumiu o compromisso de ajudar o empreendimento da nova fábrica, inclusive com o Senai, enquanto a Comissão de Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa vai colaborar para facilitar o acesso da Brave-Brasil às ferramentas necessárias, como, por exemplo, o financiamento via FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), que tem uma linha de crédito específico para novas tecnologias.

“Temos também o apoio do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, que tem o interesse em atrair novos empreendimentos para a cidade, então, estamos vivendo um momento em que Mato Grosso do Sul pode dar um salto de qualidade nos produtos feitos aqui”, analisou.

Um dos empresários da Brave-Brasil Veículos Elétricos, Humberto Silva, explica que a intenção da empresa é trazer para Mato Grosso do Sul uma alternativa em soluções inovadoras e tecnológicas na área de mobilidade elétrica e energias renováveis. “O formato seria trazer o aporte tecnológico e darmos todo o apoio para instalação dessa base industrial, que movimentaria toda a cadeia produtiva do Estado em uma parceria com a Fiems, Governo do Estado e prefeituras para se criar veículos elétricos que atenderiam a iniciativa pública e privada”.

“A Brave produz esses veículos com tecnologia nacional, toda a parte de peças automotivas do mercado nacional, assim como a gestão de cargas das baterias, motores e tudo isso coordenado por esse grupo de inovação, que estudou o mercado para chegar a um conjunto de soluções. Inclusive com garagens fotovoltaicas para carregar esses veículos elétricos, o que deixa o gasto com combustível até 8 vezes mais barato se comparado com o gasto com gasolina”, explicou.

O empresário Neriberto Pamplona, também da Brave-Brasil, acrescenta que, com o empenho do deputado Paulo Corrêa e do presidente da Fiems, Sérgio Longen, a montadora poderia se instalar até o fim do ano em Campo Grande, iniciando a produção. “Os incentivos fiscais oferecidos pelo Governo são o principal atrativo e, graças a isso, Mato Grosso do Sul pode se tornar um fornecedor de veículos elétricos para todo o Brasil todo.

A nossa produção média será de 100 a 200 veículos por mês, entre micro-ônibus voltados para o turismo, para mobilidade em locais como resorts, parques, aeroportos e condomínios de alto padrão, city tours, que na Europa já é muito utilizado.

Temos também um caminhão um pouco maior que uma Saveiro, para capacidade de 700 quilos, para entregas, e um BR Cross, para quatro pessoas usarem em circuitos urbanos, e outro para duas pessoas que pode ser usado para entregas”, informou.

Fonte: Ambiente energia

Origem: BVMI – FIEMS