Henkel prevê aumento dos negócios com carro elétrico

postado em: Autossustentabilidade | 0

Incluindo autônomos, modelos devem aumentar o volume de adesivos

A fabricante de produtos adesivos Henkel prevê um aumento expressivo no volume de adesivos, selantes a partir do avanço das novas tecnologias para a indústria automotiva, como carros elétricos e autônomos conectados no futuro.

“Uma janela de oportunidades incrível está se abrindo para a Henkel. Hoje, um carro leva em média 17 kg de adesivos e esse volume deve aumentar significativamente, bem como o valor agregado dessas soluções com tecnologias mais avançadas”, afirma o diretor de adesivos para indústria automotiva da Henkel, Murilo Brotherhood. “Baterias de íon lítio para carros elétricos requerem maior controle da temperatura, e o aumento de minicomputadores e equipamentos elétricos para os carros autônomos demandam mais adesivos de alta performance para proteção em condições adversas e uma adesão segura.”

Segundo estudo da consultoria Frost & Sullivan, até 2030, os carros autônomos responderão por 10 a 15% da frota circulante da Europa. Até lá, os veículos elétricos deverão ocupar até 75% daquele mercado, estima outra pesquisa realizada pela Universidade Tecnológica do Paraná.

As principais tendências de evolução tecnológica da indústria automotiva apontam para o uso maior de adesivos e selantes, como câmeras e sensores e seus componentes eletrônicos a fim de fixá-los e protegê-los. A empresa se antecipa e diz que já possui dez diferentes soluções para câmeras em carros autônomos.

No caso de baterias de íon lítio, a empresa possui produtos para o gerenciamento do calor, desenvolvidas para proteger as baterias do superaquecimento. Segundo a Henkel, adesivos e selantes podem reduzir de 10% a 15% o peso do automóvel ou cerca de 140kg a menos.

Fonte: Automotive Business