LÍDERES DO SETOR AUTOMOTIVO APRESENTAM NOVO PLANO DE DESENVOLVIMENTO AO GOVERNO

postado em: Autossustentabilidade | 0

“Rota 2030” irá substituir o Inovar-Auto, definindo metas para os próximos 13 anos

Presidente Michel Temer se reúne com os diretores da Anfavea no Palácio do Planalto (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A Anfavea, em conjunto com presidentes e principais líderes de montadoras, participou de um encontro com o Presidente Michel Temer. Estavam presentes também os Ministros Henrique Meirelles, da Fazenda, e Marcos Pereira, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). O objetivo era apresentar um novo programa de metas e incentivos à indústria automotiva que irá substituir o Inovar-Auto, que será aplicado apenas até o dia 31 de dezembro de 2017.
Batizado de “Rota 2030”, o plano mostra a visão do setor sobre os pilares necessários para um desenvolvimento sustentável ao longo prazo. Executivos de montadoras já consideravam provável um planejamento com duração maior do que cinco anos, como anteriormente. Os principais pontos apresentados no encontro envolvem a recuperação da base de fornecedores, localização de tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e engenharia, eficiência energética, segurança veicular, inspeção técnica veicular, resolução de dificuldades logísticas, relações trabalhistas e tributação.
Estes tópicos fazem parte das discussões do novo ciclo de política automotiva, que se iniciaram oficialmente na semana passada. Para alcançar as metas definidas, o Ministro Marcos Pereira anunciou a criação do Grupo de Alto Nível (GAN) 2030, que terá seis Grupos de Trabalho para abordar cada um dos temas.

O MDIC prevê que até 30 de agosto todos os pontos do ciclo de política automotiva estejam concluídos. No final deste ano, serão feitas as regulamentações necessárias para que o novo plano entre em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018.

Fonte: Auto Esporte