Mobilis e Velfera prometem carros elétricos feitos em Santa Catarina

postado em: Autossustentabilidade | 0

mobilis-li-versões-NA Mobilis e Velfera prometem carros elétricos feitos em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina pode em breve ter dois fabricantes de carros elétricos em duas de suas cidades. A primeira dessas novas iniciativas que visam introduzir veículos movidos por energia no cenário nacional, tendo como base a região, é a Mobilis. Discretamente, a empresa sediada em Palhoça começou seu desenvolvimento na área e agora já conta um modelo desenvolvido localmente e batizado de Li.

O projeto já teria sido finalizado e no site da empresa, conta-se três versões para o Li: Trail, Comfort e Work. Esta última, com foco comercial. Semelhante a um buggy com capota e para-brisa bem curvado, o veículo mede 2,66 m de comprimento, 1,59 m de largura e 1,58 m de altura, tendo motor elétrico com duas opções de potência e velocidades máximas de 45 km/h ou 60 km/h. A autonomia das baterias de lítio é de 50 km e o tempo de recarga é de até seis horas.

Com 300 kg de carga útil, o Mobilis Li tem espaço para duas pessoas, podendo levar outras duas em configuração específica. Na versão Plus, o modelo ganha rodas de liga leve, sistema de recarga com tempo reduzido para três horas e sistema de som. Para ligar, o carrinho utiliza um aplicativo para que o usuário possa logar e assim fazer o veículo funcionar. Um app dedicado monitora a performance e outros dados do carro.

mobilis-li-versões-NA Mobilis e Velfera prometem carros elétricos feitos em Santa Catarina

A empresa, fundada em 2013, é uma iniciativa dos engenheiros mecânicos Mahatma Marostica e Thiago Hoeltgebaum, além do engenheiro eletricista Paulo Bosquieiro Zanetti, todos com experiência na área automotiva ou de tecnologia. Marostica teria trabalhado também na TAC Motors, antigo fabricante catarinense de jipes.

Segundo o Diário Catarinense, a Mobilis está em busca de aporte financeiro para iniciar a produção em série e homologar o veículo com airbag duplo e freios ABS, a fim de que possa ser comercializado no país. Quando no mercado, o Li deverá custar R$ 45 mil, o que se torna um preço bem competitivo, dado custo do carro elétrico no Brasil, onde a carga tributária para o segmento é enorme e onde os incentivos são mínimos.

Mas a Mobilis não estará sozinha no cenário automotivo catarinense. A cidade de Joinville já está negociando com a empresa britânica Velfera (foto acima), criada por ex-engenheiros da Tesla Motors. A administração municipal, o governo estadual, a agência Investe Santa Catarina e a Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina), estão mantendo conversas com a companhia, liderada pelo Dr. Vincent Dammai. Na internet, a Velfera aparece como uma empresa de design automotivo localizada no Texas.

Fonte: Notícias Automotivas

Origem: Diário Catarinense