Nissan testa protótipo autônomo nas ruas de Tóquio

postado em: Autossustentabilidade | 0

Montadora planeja lançar tecnologia ao mercado em 2020

A Nissan testou a última geração de sua tecnologia para carro autônomo ProPilot em um protótipo que percorreu as ruas de Tóquio, Japão, a partir do sedã esportivo Infiniti Q50. O sistema permite que o veículo funcione em ambiente urbano no modo automático, que assume o controle do veículo numa rota programada pelo motorista no mapa de navegação.

Equipada com 12 sonares, 12 câmeras, nove radares de ondas milimétricas, seis scanners a laser e mapas em alta definição, a tecnologia baseada em inteligência artificial é capaz de analisar cenários complexos em tempo real, permitindo conduzir o carro em condições diversas, como cruzamentos movimentados.

“Nosso protótipo de última geração do ProPILOT demonstra a tecnologia que estará disponível para uso real a partir de 2020. A demonstração feita hoje é mais um exemplo do trabalho bem-sucedido que estamos fazendo para criar a condução autônoma para todos no futuro”, afirma em nota o vice-presidente sênior responsável pela área de pesquisa e engenharia avançada na Nissan, Takao Asami.

Esta demonstração foi feita no dia 27/10, no Japão, logo após o lançamento da nova geração do Nissan Leaf, modelo 100% elétrico da marca e equipado com a tecnologia ProPilot, que permite a condução autônoma em uma única faixa de rodagem em rodovias. Os modelos Serena, X-Trail e Rogue também trazem o sistema, que também equipará o Qashqai em 2018.

Fonte: Automotive Business