Seminário de Propulsões Alternativas

postado em: Autossustentabilidade | 0

A AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, realizou no dia 27 de abril de 2017 mais um Seminário de Propulsões Alternativas. O evento aconteceu no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul e contou com palestrante de renome da indústria e academia.

A abertura foi feita pelo Vice-Presidente da AEA, Marcos Clemente. A primeira palestra foi proferida por Ricardo Abe, da Nissan, que falou sobre o E-Bio Fuel Cell, veículo que une a sustentabilidade do veículo elétrico movido a hidrogênio com a praticidade do nosso etanol. Esse veículo pode ser abastecido em qualquer bomba de etanol, que ele mesmo “transforma” o combustível em hidrogênio para gerar energia para o motor elétrico. Em seguida, Angelo Leite, da Sertell falou sobre o programa Fortaleza Car Sharing, primeira ação de compartilhamento de veículos elétricos do Brasil, que já está funcionando na capital Pernambucana. Antônio Celso de Abreu Junior, da Secretaria Estadual de Energia e Mineração falou do Programa Paulista de Biogás para uso veicular. Fechando a parte da manhã, Elmar Hockgeiger falou sobre os veículos híbridos Plug-in da BMW.

O período da tarde foi aberto com o professor da UFABC, Daniel de Florio que falou sobre aplicações com Etanol e Gás Natural. Na sequência, Marcio Massakiti, da Itaipu Binacional, falou da experiência da Usina com eletromobilidade. Sergio Avelleda, da Secretaria municipal de Transportes de São Paulo falou sobre a retomada do Programa Eco Frotas.

Caio Mogyca da Air Liquide falisobre Geração de hidrogênio Sustentável a partir de gás natural renovável. Para finalizar o evento, Carlos Roma, da empresa chinesa BYD (Build your dreams), falou das aplicações de veículos elétricos. A BYD já possui uma fábrica em Campinas, onde fabrica ônibus elétricos e o veículo E6.