Sistema de Tração WEG na primeira frota brasileira de ônibus movidos a hidrogênio

postado em: Autossustentabilidade | 0

Três veículos possuem a tecnologia, que é livre de poluentes. O combustível é produzido a partir da água por meio de eletrólise

Motores e inversores WEG equipam a primeira frota de ônibus movidos a hidrogênio para transporte urbano no Brasil. A Metra, empresa de transporte urbano, recebeu três veículos do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, em evento junho. Os ônibus começaram a circular no trecho Diadema/Morumbi – SP a partir do mês de julho.

A WEG forneceu o Sistema de Tração para os ônibus da Metra, que opera o Corredor Metropolitano de Ônibus ABD, ligando a Região do ABC às zonas Leste e Sul da capital paulista. Cada veículo recebeu um Powertrain WEG composto por Motor AC Elétrico de Tração, 330kWp, refrigerado a água, com carcaça de alumínio, e um Inversor de Frequência de Tração CFW11T, 600A, 600Vdc e Conversor DC/DC. Além disso, motores, inversores, disjuntores, fusíveis e outros componentes para os sistemas auxiliares do veículo também fazem parte do fornecimento WEG.

Essa tecnologia de propulsão é totalmente livre de emissões de poluentes, uma vez que o combustível é produzido a partir da água. O hidrogênio é obtido por meio de um processo denominado eletrólise, que é a decomposição de água (H2O) em oxigênio (O2) e hidrogênio (H2). Em vez de fumaça com materiais tóxicos, o ônibus solta apenas vapor d’água. O Sistema de Tração WEG é a mais recente tecnologia em sistemas de tração de veículos de grande porte. O sistema gera uma redução de peso de 45% nos equipamentos fornecidos, o que diminui o consumo de energia e gera mais facilidade na instalação durante a fabricação dos veículos.

“O ônibus é silencioso, não tem ruído e emissão zero de poluentes. Vai ajudar muito na questão da poluição e nos impactos para a saúde da população”, afirmou o governador Geraldo Alckmin durante o evento.

O projeto é desenvolvido sob Contrato de Pesquisa financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com recursos do Global Environment Facility (GEF) e da Agência Brasileira de Inovação (FINEP), por meio do Ministério de Minas e Energia. Os equipamentos fornecidos pela WEG são totalmente fabricados no Brasil e possuem alto conteúdo nacional, o que permite o financiamento pelo FINAME do BNDES.

Esse fornecimento amplia ainda mais a parceria entre as duas empresas. A Metra já é uma tradicional cliente de motores e inversores WEG em trólebus, ônibus híbrido série e ônibus a bateria. Nesse projeto, o cliente contou com a força da engenharia nacional da WEG, cuja proximidade possibilita a customização da solução.

Sobre a Metra

Metra utiliza o sistema Bus Rapid Transit (BRT), transporte de alta capacidade que trafega por vias exclusivas e tem nove terminais. Por dois anos consecutivos, a empresa está em primeiro lugar no Índice de Qualidade do Transporte, medido anualmente pela EMTU (IQT/EMTU) e na “Pesquisa de Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo 2011”, da ANTP, tem 79% de aprovação dos usuários.

Infográfico – Entenda como funciona o sistema:

Fonte: WEG