Taiwan: empresa desafia Tesla Roadster com elétrico que faz de 0 a 100 em 1,8 segundos!

postado em: Autossustentabilidade | 0

xing-mobility-miss-r-1 Taiwan: empresa desafia Tesla Roadster com elétrico que faz de 0 a 100 em 1,8 segundos!

No mercado de carros elétricos, a marca Thunder Power, de Taiwan, parece uma séria candidata ao estrelado em termos globais, mas ela não é a única promissora na ilha Formosa. A, até agora, desconhecida Xing Mobility, aparece na mídia internacional como um interessante fabricante de carros elétricos, cujos projetos e ideias surpreende muita gente.

Um desses projetos é o Miss R, um superesportivo elétrico modular desenvolvido pela empresa taiwanesa, que pretende rivalizar com o Tesla Roadster 2020. Pouco antes da revelação da marca de Elon Musk, a Xing Mobility já estava mostrando na mídia local seu bólido, que só agora ganha notoriedade mundial. Ainda em fase de desenvolvimento, a promessa é que ele vá de 0 a 100 km/h em 1,8 segundos!

xing-mobility-miss-r-1 Taiwan: empresa desafia Tesla Roadster com elétrico que faz de 0 a 100 em 1,8 segundos!

Isso é um tempo menor que o estimado para o Tesla Roadster 2020, que vai de 0 a 96 km/h em 1,9 segundos. Se o esportivo americano já deixa muita gente de boca aberta, o Miss R promete fazer um pouco mais. Com 1.360 cv, o modelo precisa de 5,1 segundos para ir de 0 a 200 km/h. Lembre aí do esportivo que vai até 100 km/h nesse mesmo tempo. No entanto, diferentemente do carro de Musk, o bólido chinês fica limitado a 270 km/h. Seu foco é a dirigibilidade e não o alcance de altas velocidades.

Mas, o mais interessante desse carro equipado com quatro motores elétricos de 350 volts cada, é sua proposta, que além do asfalto, consiste também em estradas de terra, tendo suspensão elevada Magnetic Ride e pneus de uso misto. O Xing Miss R tem 4.116 células de lítio 18650, as mesmas do Tesla Model S. Não por acaso, um dos fundadores da empresa é Azizi Tucker, que já foi diretor de suprimentos da Tesla para a Ásia.

xing-mobility-miss-r-1 Taiwan: empresa desafia Tesla Roadster com elétrico que faz de 0 a 100 em 1,8 segundos!

No Miss R, o destaque da Xing é seu sistema patenteado de refrigeração das células de lítio por imersão em fluído, que permite controlar melhor a temperatura e estimar com mais precisão o tempo de vida útil da bateria, segundo Azizi. Esse fluído não condutor foi desenvolvido pela 3M. Com essa tecnologia, a empresa desenvolveu um sistema modular de montagem da bateria, que permite rapidez no processo de fabricação e adaptação do volume ao porte do veículo.

O próprio Miss R senta-se sobre uma base modular com kits que podem ser montados facilmente, mesmo por quem não é um engenheiro eletricista. Azizi Tucker garante que a bateria do veículo pode ser montada completamente em 5 minutos, sendo essa a alternativa em relação ao longo alcance obtido pelo Roadster 2020, que é de 1.000 km. Todos os componentes, motores, baterias, módulos, etc, são do tipo plug & play. Esse conceito permite mudanças rápidas no desenvolvimento de um produto e com custo muito baixo, mas sua produção em massa ainda está longe de acontecer.

xing-mobility-miss-r-1 Taiwan: empresa desafia Tesla Roadster com elétrico que faz de 0 a 100 em 1,8 segundos!

Com baterias de 52 kWh, o Xing Miss R terá autonomia de 249 km e preço estimado em US$ 1 milhão, já que apenas 20 exemplares serão feitos a partir de 2019. Apesar do bólido de alta performance, a empresa está focada mesmo no fornecimento de motores, baterias e sistemas elétricos para outros fabricantes, especialmente seu conceito “Lego” de construção. Um protótipo deve ficar pronto no ano que vem.

Fonte: Notícias Automotivas