Tesla acelera produção do Model 3 pulando a etapa de testes

postado em: Autossustentabilidade | 0

tesla-fremont-projeto Tesla acelera produção do Model 3 pulando a etapa de testes

Tesla está queimando etapas para iniciar o mais rapidamente possível a produção do Model 3, sedã elétrico que promete ser o ponto de virada da montadora de Elon Musk. A pressão financeira sobre a empresa, está fazendo com que o bilionário sul-africano pule etapas cruciais no processo produtivo para começar a fabricação regular em julho.

O processo de pré-produção geralmente é feito com ferramental de baixa qualidade e custo, mais ajustável, a fim de que as discrepâncias na montagem sejam corrigidas, tais como folgas, rebarbas, etc. Após a regulagem completa do processo de montagem, o fabricante compra o ferramental definitivo, já com a calibração correta. Musk já teve problemas de montagem no caso do Model X, exatamente na fase de pré-produção, o que atrasou o lançamento do carro.

tesla-fabrica-europa-1 Tesla acelera produção do Model 3 pulando a etapa de testes

No entanto, Elon Musk decidiu pular essa fase e encomendou o ferramental definitivo. O risco é enorme, de acordo com especialistas, pois um erro não pode ser facilmente corrigido e o custo para substituição dos equipamentos será altíssimo. O chefe da Tesla está apostando tudo em simulações de computador, o que em teoria eliminaria a necessidade de aquisição de material de montagem provisória. No caso dos testes de segurança, a Tesla terá de entregar veículos finais para a NHTSA, pois ela não aceita protótipos e nem simulações virtuais.

O tempo está correndo contra a Tesla, que espera reverter os resultados negativos em lucro com o Model 3, que poderá levantar US$ 13 bilhões com a venda do modelo para 373 mil clientes na fila de espera. Mesmo sem fazer dinheiro, a esperança de que a marca terá lucros volumosos no futuro estimula os investidores. Desde janeiro, as ações da empresa subiram 39% e Musk capitou US$ 1,2 bilhão na bolsa.

Fonte: Notícias Automotivas

Origem: Reuters