Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km

postado em: Autossustentabilidade | 0

tesla-model-3-oficial-1-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km

O Tesla Model 3 foi apresentado oficialmente nesta sexta (28) em Fremont, Califórnia. O novo sedã elétrico desenvolvido pela empresa de Elon Musk chega com longas filas de espera e com preço inicial de US$ 35.000 sem incentivos fiscais. A versão é única, mas oferece diversos opcionais que elevam seu preço para nada menos que US$ 59.500.

Com carroceria feita em um misto de aço e alumínio, o Tesla Model 3 tem estrutura rígida o suficiente para receber 5 estrelas no NHTSA e aparentemente o TSP no IIHS. Durante a apresentação, Musk mostrou um vídeo comparativo de impacto lateral entre o modelo e um Volvo S60, indicando que seu sedã elétrico é mais seguro que o nórdico.

tesla-model-3-oficial-1-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-5-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km

Minimalista

O Tesla Model 3 mantém o mesmo estilo do protótipo, embora sua carroceria tenha sutilmente sido modificada desde sua primeira aparição pública. As mudanças visaram aumentar o acesso ao porta-malas, bem como a área envidraçada. O sedã mede 4,69 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,44 m de altura e bons 2,87 m de entre eixos. O porta-malas tem 425 litros, mas não ficou especificado se é apenas o traseiro ou a soma dos dois, já que existe um na dianteira, no melhor estilo VW a ar.

tesla-model-3-oficial-1-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-5-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-8 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km

Por dentro, o Tesla Model 3 mantém o design minimalista, não dispondo de nenhuma tela exceto o display central de 15 polegadas, onde todas as informações são concentradas. O modelo vem de fábrica com geolocalização e navegação de precisão, tendo ainda os controles para mídia, telefonia e o mais interessante, para o sistema de climatização, cuja ventilação é multidirecional, podendo os fluxos de ar serem ajustados com o movimento de ícones na tela. Não há difusores, apenas uma longa abertura no painel.

tesla-model-3-oficial-1-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-5-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-8 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-7 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km

No volante, apenas comandos de mídia e telefonia, além do AutoPilot 2.0 (opcional que custa US$ 5.000). Entre os bancos, porta-copos e porta-objetos. Não há opção de teto solar, já que o próprio teto é dividido em duas seções envidraçadas. Os bancos são revestidos em tecido. O Model 3 tem conexões Bluetooth, 4G LTE e hotspot Wi-Fi. Tem ainda câmera de gravação on board, retrovisor eletrocrômico, trio elétrico e banco traseiro bipartido. Rádio FM e DAB estão presentes de fábrica, assim como ar-condicionado dual zone e duas entradas USB.

tesla-model-3-oficial-1-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-5-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-8 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-7 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-6-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km

Muitos opcionais

A Tesla oferece um pacote Premium de acabamento, que inclui guarnição em madeira, bancos em couro, assentos dianteiros elétricos, retrovisores com rebatimento elétrico, sistema de som Premium, faróis de neblina em LED, duas entradas USB an traseira, vidros escurecidos, iluminação ambiente adaptativa e carregamento wireless para dois smartphones. Este pacote custa US$ 5.000.

Em segurança, o Tesla Model 3 possui faróis e lanternas em LED. O modelo vem ainda com oito airbags, controles de tração e estabilidade, direção elétrica adaptativa, freios a disco nas quatro rodas, monitoramento de pressão dos pneus e sistema de monitoramento externo com um radar frontal, oito câmeras de alta resolução e 12 sensores ultrassônicos. As rodas de liga leve Aero têm aro 18 polegadas, mas há opção da roda Sport aro 19 por US$ 1.500.

Embora não aprovado por autoridades e evidentemente ilegal para uso em ruas e estradas americanas, um pacote de condução autônoma plena está sendo oferecida pela Tesla por US$ 3.000, mas só funcionará com o Autopilot a bordo. Diferentemente do que Musk havia afirmado antes, o Model 3 não chega apenas em duas cores, mas em seis opções: Solid Black, Midnight Silver Metallic, Deep Blue Metallic, Silver Metallic, Pearl White Multi-Coat e Red Multi-Coat. Com exceção da primeira, as demais custam US$ 1.000.

tesla-model-3-oficial-1-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-5-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-8 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-7 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-6-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-2-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km

Long Range garante quase 500 km

A garantia é de 4 anos ou 80.450 km para o carro e 8 anos ou 160.900 km para as baterias de lítio. Falando nelas, há um pacote de performance e alcance que possui baterias mais potentes, embora a Tesla não tenha revelado suas densidades. Provavelmente são de 60 kWh e 75 kWh, respectivamente. O pacote chama Long Range e custa US$ 9.000. Nesse caso, a garantia da bateria de 75 kWh é estendida para 193.080 km.

O Tesla Model 3 tem suspensão dianteira double wishbone e traseira multilink. A propulsão é traseira e seu motor elétrico – cuja potência não foi revelada – garante aceleração de 0 a 96 km/h em 5,6 segundos com máxima de 209 km/h. Essa velocidade pode ser mantida por até 30 minutos. A autonomia estimada é de 353 km e o tempo de recarga de garante 48 km a cada hora em 240V. Com tudo isso, ele pesa 1.600 kg. Por enquanto, as entregas dessa configuração de fábrica só ocorrerão em setembro.

tesla-model-3-oficial-1-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-5-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-8 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-7 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-6-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-2-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-4-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km

No caso do pacote Long Range, que é o que está sendo entregue pela Tesla para os primeiros clientes, o tempo de aceleração cai para 5,1 segundos e a máxima sobe para 225 km/h. A recarga doméstica em 240V entrega 60 km a cada hora na tomada, mas o pacote dá acesso ao Supercharger, que permite autonomia de 274 km em apenas 30 minutos. O peso do carro sobe para 1.730 kg. Por fim, autonomia é o principal destaque, sendo estimada em 499 km. As entregas do Model 3 LR começam neste mês.

tesla-model-3-oficial-1-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-5-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-8 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-7 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-6-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-2-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-4-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km  tesla-model-3-oficial-3-1 Tesla Model 3 completo custa US$ 59.500 e roda até 500 km

Preço pode dobrar

Como se vê, o Tesla Model 3 não apresenta muitas opções de configuração, sendo bastante enxuto para a realidade americana. Oferece bons itens de série, mas a soma de todos os opcionais faz o preço subir para altos US$ 59.500. No entanto, levando-se em consideração o bônus federal e o incentivo local da Califórnia, o valor cai US$ 10.000 para os primeiros 200.000 carros vendidos pela Tesla (no total até hoje) nos EUA. Assim, se a versão básica pode sair por US$ 25.000, a completa ficaria em US$ 49.500. Praticamente o dobro do preço. Há poucos acessórios, sendo três deles carregadores portáteis e uma sacola específica.

Durante a apresentação, Musk apontou os destinos globais do Tesla Model 3, sendo que no hemisfério sul, apenas Austrália, Nova Zelândia, África do Sul (sua terra natal, evidentemente) e o Brasil foram listados. A maior concentração das vendas ficará nos EUA Europa e Ásia, com maior presença naturalmente na China. Não sabemos quando o sedã elétrico chegará ao país e muito menos seu preço, mas é evidente que não será nenhum pouco competitivo, infelizmente.

Fonte: Notícias Automotivas