Para muita gente dentro e fora da Volkswagen, o conceito ID Buzz é o mais próximo que se poderia chegar de uma Kombi ressuscitada e pronta para o século 21. A proposta da marca alemã foi bem aceitada pelo público nos EUA e Europa. A iniciativa reuniu a realista plataforma MEB com um custo menor em relação ao conceito Budd-E, que chegou a ser apresentado em São Paulo, mas que é tido como o último conceito da Kombi fora da realidade.
Tudo começou em 2001 com a proposta do Microbus Concept. Depois veio o Bulli no meio do caminho e finalmente o Budd-E. Até aí, todos foram considerados como visões futuristas de um produto que dificilmente voltaria com uma reencarnação do modelo clássico, embora a VW tenha a intenção de tornar a proposta do Budd-E em modelo específico para compartilhamento.
No caso do ID Buzz, a intenção realmente foi dar a última oportunidade ao retorno do clássico. Essa última cartada da Volkswagen para que a Kombi volte ao mercado automotivo tem grande apoio popular. Klaus Bischoff, designer chefe da VW, confirmou o interesse do público, mas diz que essa é a “tentação final”, referindo aos outros projetos que falham na missão de trazer de volta o famoso modelo.
Porém, Bischoff deixa claro que a boa recepção na Europa e, especialmente, nos EUA, não foi suficiente para comover a diretoria da Volkswagen no que diz respeito à produção. Para o designer chefe da empresa, o “elo perdido é a China”. Sem a aprovação do consumidor chinês, o projeto não vai andar, pois o fabricante germânico quer que o modelo seja um produto global.
Xangai será um bom termômetro para medir a recepção do ID Buzz entre os chineses. Se eles gostarem, nada mais retém a proposta, que seguirá para finalização e entrada em produção. Bischoff mostra a confiança interna no projeto ao afirmar que uma equipe já trabalha na transformação do conceito em produto definitivo. E você, também aprovou a nova ideia da VW para uma próxima Kombi?
Fonte: Notícias Automotivas
Origem: Autocar