ZF cria volante para uso em carros autônomos

postado em: Autossustentabilidade | 0

Componente recebe comandos por gestos em uma tela central de LCD

ZF cria volante para uso em carros autônomos

A ZF revelou um novo conceito de volante voltado para carros autônomos. O sistema incorpora controle por gestos com a ajuda de displays gráficos desenvolvidos para melhorar a comunicação entre motorista e veículo. “Este é um facilitador fundamental que fará a interface entre o veículo e o condutor. Ao mesmo tempo em que novas funções automatizadas se tornam mais comuns, tecnologias avançadas utilizadas no volante ganham importância e podem auxiliar a segurança dos condutores e o controle do veículo”, afirma o vice-presidente de engenharia de sistemas da ZF, Juergen Krebs.

O novo conceito da ZF é projetado para utilizar controle por gestos a fim de acionar diversas funções previamente escolhidas pelo fabricante do automóvel. Funciona intuitivamente utilizando alguns dos movimentos de mão utilizados com frequência em celulares e em outros dispositivos inteligentes.

Por exemplo: um toque no volante pode acionar a buzina e um “toque duplo” ou “toque e deslize” no aro pode ativar funções previstas e associadas a determinada parte do aro do volante, como ajustar a temperatura. Os gestos são atendidos e confirmados pelo display central, por displays gráficos e por sinais luminosos.

De acordo com a ZF, o volante utiliza diversas interfaces para indicar o modo de controle do veículo. Uma tela de cristal líquido de sete polegadas instalada no centro do volante indica quem está no controle, o condutor ou o próprio veículo. Além disso, uma faixa de LEDs está integrada ao aro do volante com luzes azuis para indicar o modo autônomo, brancas para o modo de direção manual e vermelhas para alerta ao motorista. Outros usos incluem luzes amarelas que indicam mudança de direção e brilhantes (ou piscando) para apontar várias situações escolhidas pelo fabricante do automóvel.

O sistema também apresenta uma gama de funções integradas de maneira inteligente ao volante. São dez sensores capacitivos no aro externo que detectam a posição que o condutor está segurando o volante, enquanto um sensor adicional no aro interno detecta se as mãos estão segurando o volante com a firmeza apropriada. A solução mostra ainda se as mãos estão ou não no volante, ajudando a deixar claro sobre quem está no comando, se é o veículo ou o condutor.

A configuração exclusiva encontrou novos desafios, pois o airbag frontal do condutor não poderia estar localizado no seu lugar tradicional, já que a tela está no centro do volante. Os engenheiros da ZF projetaram então um novo conceito de airbag, que pode ser acionado pelo aro do volante.

Fonte: Automotive Business