Yellow e Grin juntas: o casamento da bicicleta com o patinete elétrico

postado em: Autossustentabilidade | 0

As startups brasileira e mexicana anunciam uma fusão e um investimento de 150 milhões de dólares para se proteger da concorrência americana

São Paulo — A startup brasileira Yellow e a mexicana Grin anunciam na quarta-feira, 30, uma fusão das duas empresas que operam o aluguel de bicicletas e de patinetes elétricos compartilhados em cidades do Brasil e de outros seis países da América Latina.

Com a união, as startups levantaram um investimento adicional de 150 milhões de dólares com os fundos que já eram sócios das empresas com o objetivo de expandir a presença na América Latina e se preparar para uma eventual concorrência de startups americanas, que já sinalizaram que devem entrar no Brasil em 2019. Entre os principais investidores das startups estão os fundos GGV Capital, Monashees, Y Combinator, Trinity Ventures, Shasta Venture, Base10 e outros, que já haviam investido cerca de 145 milhões de dólares nas duas startups até 2018.

“Vemos que o nosso mercado mudará muito rápido e, se pensarmos em tudo que queremos realizar, era muito claro que agora era o momento de fazer esta fusão”, disse a EXAME o mexicano Sergio Romo, fundador da Grin, que será o presidente da nova startup. “Temos que pensar não somente no que deve ocorrer em 2019, mas também numa estratégia de como sair na frente da concorrência e ganhar daqui a cinco anos.”

Em abril do ano passado, o aplicativo de transporte Uber comprou a startup de bicicletas compartilhadas Jump, que opera em 12 cidades americanas e em Berlim, na Alemanha, e tem dado sinais de que pretende trazer o serviço para o Brasil. Outra empresa de bicicletas e patinetes elétricos que pretende estrear no país em 2019 é a Lime, o que também deve aumentar a concorrência da Yellow e da Grin.

Fonte: Exame