APÓS DEIXAR O BRASIL EM 2016, CHANGAN ANUNCIA RETORNO COM CARROS ELÉTRICOS

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Changan CS 15 (Foto: Divulgação)
CHANGAN CS 15 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A chinesa Changan está de volta ao mercado brasileiro, após deixar o país no fim de 2016 por causa da crise econômica. No breve comunicado, a montadora asiática, que vendia VUCs (Veículos Urbanos de Carga), anunciou uma nova operação focada em carros elétricos. Dois modelos já estão a caminho: o SUV CS15 e o sedã médio EADO 460.

Por enquanto, poucos detalhes foram revelados. A marca sequer informa quem é o novo representante. O texto diz apenas que o grupo empresarial “já atua há mais de 25 anos no mercado automotivo e possui sede no Distrito Federal”. Otimista, a Changan diz até que está visitando locais no país para construir uma fábrica.

Changan CS 15 (Foto: Divulgação)
CHANGAN CS 15 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Os lançamentos ainda não têm preços definidos, mas a marca deu estimativas. O utilitário custará aproximadamente R$ 150 mil em sua versão mais completa, enquanto o sedã deve alcançar os R$ 170 mil. Achou caro? Importante dizer que são veículos totalmente elétricos. Segundo a chinesa, o CS15 tem autonomia para percorrer até 410 km.

Com 4,10 metros de comprimento, 1,74 m de largura e 1,63 m de altura, o CS15 tem porte similar ao de Chevrolet Tracker e Ford Ecosport. O entre-eixos mede 2,51 metros, e o pacote de baterias possui 42,9 kWh de armazenamento. O motor elétrico gera potência de 55 kW ou 75 cv, e 17,3 kgfm de torque. A velocidade máxima é de 130 km/h.

Eado 460 (Foto: Divulgação)
EADO 460 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Maior e mais sofisticado, o EADO 460 tem medidas de sedã médio. São 4,74 m de comprimento, por 1,82 m de largura, 1,53 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O motor elétrico (100 kW) é mais forte, com 136 cv. A autonomia com a carga completa de 54 kWh chega a expressivos 460 km (daí o numeral no nome) e a máxima é de 145 km/h.

Depois da dupla, virão o subcompacto Mini Benni EV e o SUV médio CS35. Estes chegam no primeiro semestre de 2020, quando a chinesa espera já ter expandido bem a rede. Inicialmente, a Changan prevê lançar 10 lojas em 2019, e chegar a 60 revendas até dezembro de 2021. A marca também promete relançará a linha de VUCs Star.

O novo projeto pretende reescrever a história da Changan, que foi a primeira marca chinesa a operar no Brasil, em 2006. A montadora inclusive tinha outro nome: Chana. A troca de batismo ocorreu no fim de 2011, após decisão do importador da época, o grupo Tricos Districar, também responsável pelos da SsangYong, que regressou em 2017.

Fonte: Auto Esporte