AR-CONDICIONADO NO MÁXIMO AUMENTA O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL?

postado em: Autossustentabilidade | 0

O aumento de consumo independe da velocidade de ventilação selecionada (Foto: Divulgação)

Ligou o ar-condicionado no mínimo e depois no máximo; será que o consumo de combustível do carro altera? Para esclarecer esta e outras três dúvidas curiosas encaminhadas por leitores da Autoesporte, contatamos o coordenador-técnico do Cesvi Brasil, da Mapfre, Gerson Burin. Confira a seguir:

Gostaria de saber se o consumo de combustível aumenta conforme a potência com que o ar-condicionado é ligado. Se ligo na velocidade mínima consome menos? Se ligo na velocidade máxima consome mais? – Ivan Silva Vieira

Para a maioria dos veículos equipados com ar-condicionado, ao ligar o sistema, o compressor inicia o movimento de seu eixo por meio da polia eletromagnética e independentemente do número de ventilação selecionado no interior do veículo, a resistência gerada na polia vai ser sempre a mesma, ou seja, o aumento de consumo independe da velocidade de ventilação selecionada.

Tenho um Citroën C3 branco e como qualquer mulher faço minha unha e passo esmalte. O problema é que está riscando o carro quando abro a porta. Há vários riscos e de cores variadas! O que eu faço? Não tenho noção de como limpar sem tirar o brilho da pintura – Priscilla Pinheiro

A área abaixo da maçaneta possui as camadas convencionais de pintura, sendo o verniz a última. Os riscos de unha afetam exatamente esta camada, podendo a mesma ser polida e encerada para que os riscos, se não muito profundos, sejam eliminados. Ceras automotivas geralmente resolvem este problema.

Tenho um Volkswagen Voyage 1994 a álcool, como eu estou fazendo uma revisão no carburador, muitas pessoas já me disseram para misturar álcool e gasolina para funcionar melhor. Isso é correto? – Deivid Diniz

Os motores a etanol possuem uma taxa de compressão superior aos motores a gasolina. Neste caso, se o propulsor a etanol receber a gasolina, poderá gerar a pré-ignição no momento da compressão, que é extremamente prejudicial ao motor do veículo que foi projetado para trabalhar apenas com álcool.

Dirigir de marcha ré altera a quilometragem no hodômetro? – Adalto Silva

Os hodômetros dos veículos não computam quilometragem nos deslocamentos de marcha ré, principalmente em carros dotados de velocímetro que trabalham por pulsos eletrônicos.

Fonte: Auto Esporte