Avião híbrido elétrico realiza testes com novos motores inteligentes

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A francesa VoltAero começou a testar os novos motores elétricos Safran em seu avião híbrido elétrico Cassio. Os testes foram feitos com os motores inteligentes ENGINeUS.

A aeronave de nove lugares é uma criação de Jean Botti, ex-diretor da Airbus e-Fan e o piloto de testes Didier Esteyne. Ambos tem credenciais sérias na aviação elétrica, tendo conduzido o projeto e-Fan, agora extinto e substituído pelo e-Fan X.

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O Cassio é vagamente baseado no Cessna 337, mas usa apenas uma hélice traseira e dois motores elétricos montados nas asas, diferentemente da abordagem da Ampaire. Ambos os Safran ENGINeUS são classificados em 45kW, com um pico de 70kW. A empresa fornece motores elétricos resfriados a ar de até 100kW, além dos resfriados a óleo de meio MW. Botti afirmou à Electrek que pretende usar os propulsores de 60kW no próximo teste.

No lugar onde um 337 abrigaria um propulsor frontal, a aeronave da VoltAero possui uma bobina que aloja a bateria frontal. A hélice traseira é uma versão modificada de um Nissan V6, feito pela Solution F, empresa de automobilismo parceira da VoltAero. O motor de 170kW (228 cavalos) funcionará com biocombustível e atua como gerador para três motores elétricos que acionam o eixo da hélice. A parte do design aeroespacial e muitos dos materiais que compõem a aeronave foram produzidos por outro parceiro, a Aero Composites Saintonge.

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O Cassio virá em três versões. O totalmente elétrico comportará quatro pessoas e tem um alcance de 200 km apenas com eletricidade; o híbrido leve acomoda seis, podendo voar de 200 km a 600 km; o híbrido completo pode levar até nove passageiros e alcança uma distância de 600 km.

A aeronave é destinada a proprietários particulares e empresas de fretamento ou táxi aéreo. Será principalmente usada em voos comerciais regionais ponto a ponto e em voos privados curtos. A empresa divulgou um vídeo com os preparativos para os testes. Confira:

Uma característica de destaque da aeronave é sua engrenagem dianteira para decolagens silenciosas. De acordo com os testes, os motores Safran são compatíveis com as necessidades da VoltAero. “Esse voo foi importante para testar o novo motor Safran para a decolagem. Apesar de esse não ser seu primeiro voo oficial – o primeiro voo oficial será em 24 de março com nova aerodinâmica”, explicou Botti.

O design definitivo da aeronave Cassio 2 será apresentado durante um evento na sede da empresa, na França, no dia 24 de março.

Fonte: Olhar Digital

Origem: Electrek