Bosch transfere chaves para o smartphone

postado em: Autossustentabilidade | 0

Acesso ao carro e partida do motor são feitos no celular

A Bosch está mostrando um sistema que transforma o smartphone nas chaves de carro, o Perfectly Keyless. Ele permite o acesso ao interior do veículo e a partida do motor sem a necessidade das chaves tradicionais.

Ao se aproximar do veículo, o smartphone do motorista é reconhecido pelos sensores de bordo. “Uma vez que a identificação é realizada, o carro se destrava sem a necessidade da chave metálica, que também é desnecessária para dar a partida ou travá-lo no fim da viagem”, afirma Harald Kröger, presidente da divisão de Eletrônica Automotiva da Bosch.

O dono do veículo também pode liberar o acesso a outros motoristas por um aplicativo no qual uma chave virtual é enviada pela nuvem para outros smartphones, de forma segura contra acessos não autorizados. Isso permitirá que provedores de serviço de compartilhamento de carros e operadores de frotas ou locadoras gerenciem o acesso e as chaves com flexibilidade.

O Pefectly Keyless é uma chave digital e para usá-lo o motorista faz o download de um aplicativo em seu smartphone, que se conecta ao carro e gera uma chave de segurança individual. Ela servirá apenas na fechadura digital do respectivo veículo. O sistema se conecta aos sensores de bordo e mede a distância do veículo e do smartphone para identificar a chave de segurança.

As portas se destrancam quando o aparelho telefônico se aproxima a menos de dois metros do carro. Ao mesmo tempo, o espelho retrovisor e o assento também poderão são regulados automaticamente, de acordo com especificações predeterminadas. Além disso, quando o Perfectly Keyless detecta o smartphone dentro do veículo, o motor pode ser ligado apenas apertando o botão de ignição.

Segundo a Bosch, para que o recurso funcione, a montadora deve instalar sensores de proximidade e uma unidade de controle no veículo. Essa unidade também administra a chave de segurança digital e garante que os sistemas de smartphone, nuvem e veículo se comuniquem adequadamente.

Se o usuário perder o celular, a chave digital poderá ser desativada on-line. O acesso ao veículo é bloqueado tanto para o proprietário quanto para os usuários autorizados e terceiros. Um novo smartphone pode ser conectado ao veículo a qualquer momento e uma nova chave de segurança individual será gerada. A chave convencional continua funcionando normalmente nesse período.

Ainda de acordo com a Bosch, o Perfectly Keyless se difere de outros sistemas de acesso sem chave já existentes no mercado, que ainda possuem uma chave física equipada com o chip, o que significa que o motorista continua dependendo dela sempre por perto.

Fonte: Automotive Business