Carro elétrico movido a energia solar se recarrega enquanto anda

postado em: Autossustentabilidade | 0

Desenvolvido pela alemã Sono Motors, modelo Sion tem 330 células solares conectadas ao teto, capô e laterais do veículo.

Sono Motors testa carro elétrico movido a energia solar — Foto: Andreas Gebert/Reuters

Uma startup com sede em Munique, na Alemanha, aproveitou o forte sol da Baviera no verão europeu para testar o desenvolvimento final do sistema de recarga do seu carro Sion, um veículo solar totalmente elétrico que permite que você carregue as baterias enquanto dirige.

A Alemanha provavelmente perderá sua meta de colocar 1 milhão de carros elétricos nas ruas até 2020, mas o governo disse em abril que está pronta para oferecer apoio a empresas que fabricam baterias para veículos elétricos.

A Sono Motors, fundada em 2016, está desenvolvendo o Sion, um veículo totalmente elétrico que possui células solares integradas em sua carroceria. Pode ser carregado via energia solar, de tomadas de força convencionais ou outros carros elétricos.

Sion, da Sono Motors, roda em Munique, na Alemanha — Foto: Andreas Gebert/Reuters

A produção começará no segundo semestre de 2019 em uma de suas fábricas alemãs e a empresa tem cerca de 5.000 pedidos. O plano é que o veículo seja vendido por 16.000 euros, cerca de US$ 18.540, no ano que vem.

O Sion terá 330 células solares conectadas ao teto, ao capô e às laterais do veículo, e seu sistema de bateria oferecerá um alcance de cerca de 250 km antes de precisar ser recarregado.

“Temos um aquecedor de assento, ar condicionado, um grande sistema de informações e entretenimento onde eu também posso conectar meu telefone interativamente, o que significa que eu realmente tenho um veículo completo que é muito simples, sem frescuras”, disse Laurin Hahn, co-fundador e presidente-executivo da startup.

Sion, da Sono Motors, possui células solares em sua superfície — Foto: Andreas Gebert/Reuters

Sono Motors desenvolveu carro elétrico movido a energia solar que possui centra multimídia moderna — Foto: Andreas Gebert/Reuters

Painéis solares na superfície do Sion, da Sono Motors, são responsáveis por captar a energia — Foto: Andreas Gebert/Reuters

Fonte: G1