CARROS AUTÔNOMOS PODEM MELHORAR TRÂNSITO EM ATÉ 35%

postado em: Autossustentabilidade | 0

Segundo pesquisa da Universidade de Cambridge, veículos podem se comunicar para saber quando diminuir ou aumentar a velocidade e detectar obstáculos na via

Volvo autonomous car concept 360c (Foto: divulgação)
VOLVO JÁ TEM PROTÓTIPOS AUTÔNOMOS AVANÇADOS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, divulgaram o resultado de um estudo que mostra que carros autônomos podem melhorar o fluxo de tráfego em até 35% no futuro.

Em um circuito de duas faixas, uma frota de miniaturas foi programada para rodar de forma contínua até que os pesquisadores pararam um dos veículos – simulando um acidente ou problemas mecânicos – a fim de observar as mudanças no trânsito.

Quando não estavam atuando cooperativamente, os carros atrás daquele que se encontrava parado tiveram de frear ou diminuir a velocidade para esperar uma brecha no tráfego e, então, mudar de faixa. Com isso uma fila se formou atrás do veículo parado, como ocorre em vias reais.

No momento em que os carros passaram a se comunicar, um sinal foi enviado a todos os outros quando um dos veículos parou. Dessa forma, os automóveis que estavam na faixa livre puderam aliviar o pé do acelerador para dar espaço aos que precisam desviar do carro parado sem ter de frear ou diminuir a velocidade significativamente.

Além disso, quando um carro com controle humano foi colocado no circuito com os autônomos e dirigido de maneira hostil, os outros veículos conseguiram abrir passagem, evitando o motorista agressivo e aumentando a segurança.

O estudo é inovador por não ser feito apenas digitalmente, mas por usar miniaturas relativamente baratas de modelos que já estão no mercado – e que, portanto, são mais realistas – equipados com sensores de captura e comunicação via wifi.

Os cálculos dos algoritmos permitiram que os carros mudassem de faixa, aumentassem ou diminuíssem a velocidade de acordo com o tráfego e reconhecessem o obstáculo à frente para prevenir acidentes.

“Nosso projeto permite um leque grande de experiências de baixo custo a serem feitas com carros autônomos. Para que esses veículos sejam usados nas ruas com segurança é preciso saber como eles vão interagir uns com os outros para melhorar o fluxo de tráfego”, afirma Amanda Prorok, uma das coautoras do estudo.

No futuro, os pesquisadores planejam usar a frota para testar diferentes sistemas automotivos em cenários mais complexos, incluindo estradas com mais faixas, cruzamentos e com outros tipos de veículos.

Já um estudo da Universidade de Michigan (EUA), divulgado em abril, sugere que o trânsito deve piorar com a popularização dos autônomos. De acordo com a publicação, a tendência é que as pessoas passem a sair de carro com mais frequência por não precisarem dirigir, usufruindo do tempo que seria gasto prestando atenção no trânsito para se ocupar com outras tarefas, como assistir a um filme ou colocar a leitura em dia, por exemplo.

Fonte: Auto Esporte