Carros elétricos que carregam em dez minutos podem ser uma realidade

postado em: Autossustentabilidade | 0

Baterias de Carros Elétricos

Quem tem um carro elétrico poderá em breve carregar o seu veículo e, após dez minutos, continuar a conduzir com a bateria totalmente carregada.

A afirmação foi feita por um grupo de engenheiros que desenvolveram uma nova bateria de iões de lítio que, graças à carga em altas temperaturas, é capaz de fazê-lo em dez minutos e permite um alcance de 300 quilómetros.

O novo protótipo ajudará a acabar com o medo dos automobilistas de ficarem sem bateria numa situação em que não há lugar ou tempo para recarregar o carro.

As baterias de lítio degradam rapidamente e não são tão eficientes se carregadas abaixo de dez graus Celsius, pois os iões de lítio passam do lado positivo para o negativo em picos e não de forma suave. Carregar a temperaturas mais altas pode aumentar a sua eficiência. Mas longos períodos de calor também degradam as baterias.

Chao-Yang Wang, engenheiro mecânico da Universidade Estadual da Pensilvânia, e a sua equipa perceberam que, se conseguissem carregar a 60 graus durante apenas dez minutos para diminuir rapidamente a temperatura, os picos de lítio não se formariam e a degradação devido a o calor também não ocorreria.

Chao Yang Wang - Engenheiro mecânico da Universidade Estadual da Pensilvânia

“Além do carregamento rápido, este design permite limitar o tempo de exposição da bateria a cargas de alta temperatura, aumentando o seu ciclo de vida”, afirmou Wang em comunicado.

SEGUNDO O ENGENHEIRO, A DURAÇÃO DA BATERIA PODE ATINGIR 2.500 CICLOS DE CARGA, O EQUIVALENTE A MAIS DE 800.000 QUILÓMETROS DE VIAGEM.

O elemento chave para limitar o tempo era aquecer muito rapidamente, caso contrário, a bateria permaneceria em altas temperaturas durante muitos minutos. Para isso, a equipa de engenheiros equipou uma bateria de iões de lítio com uma estrutura de níquel capaz de aquecer em menos de 30 segundos.

Wang explicou que o arrefecimento rápido da bateria pode ser feito usando o sistema de arrefecimento do carro. Os investigadores observaram que uma carga de alta temperatura reduz drasticamente o frio necessário para manter a bateria na sua temperatura inicial.

Os investigadores observaram que este é um projeto completamente reproduzível em escala, porque é baseado em elétrodos disponíveis na indústria

Fonte: Portal Energia – Portugal