DEPOIS DE INCENTIVAR OS ELÉTRICOS, CHINA QUER 100 MIL CARROS ABASTECIDOS POR HIDROGÊNIO NAS RUAS ATÉ 2025

postado em: Autossustentabilidade | 0

Movimento faz parte da estratégia para dominar mercado de veículos livres de emissões

Estação de abastecimento de hidrogênio (Foto: Toyoya)
ESTAÇÃO DE ABASTECIMENTO DE HIDROGÊNIO (FOTO: DIVULGAÇÃO/TOYOTA)

A China faz mais um movimento no xadrez de dominação do mercado dos carros livres de emissões. O governo do gigante oriental anunciou a expectativa de ter 100 mil carros movidos por células de hidrogênio em suas ruas até 2025. A estratégia é acrescentar 30 mil veículos não poluentes na frota de 30 cidades por ano, a partir de 2019, dando prioridade para o transporte público.

O governo já investiu mais de US$ 12 bilhões para o desenvolvimento de tecnologias de energia limpa para automóveis. Essa injeção de mais subsídios para pesquisa e produção fez com que montadoras chinesas entrassem em uma corrida para atender a demanda governamental.

Voltar a atenção para o desenvolvimento de veículo abastecidos por hidrogênio é uma saída para enfrentar as limitações dos carros elétricos alimentados por baterias de lítio, que precisam ser recarregadas com frequência. Os veículos com células de hidrogênio geram sua própria energia quando este entra em contato com o oxigênio — e os únicos subprodutos são água e calor. O desafio desta tecnologia, por enquanto, é o abastecimento e armazenamento do hidrogênio nos carros.

Fonte: Auto Esporte