EMBRAER APRESENTA PROJETO DE CARRO VOADOR

postado em: Autossustentabilidade | 0

A empresa apresentou protótipo interativo do veículo, que ainda está em projeto

A realidade dos carros voadores nunca esteve tão próxima. A EmbraerX, segmentação da Embraer que desenvolve tecnologias inovadoras para a indústria da mobilidade, esteve presente na feira de tecnologia South by Southwest, nos Estados Unidos, com um painel sobre os eVTOLS (sigla para vertical take-off and landing). O veículo está sendo estudado e desenvolvido em colaboração com a Uber.

Carros voadores são grande aposta da Embraer no futuro da mobilidade urbana (Foto: Embraer)

Como sugere o nome em inglês, os eVTOLS são veículos de “decolagem e pouso vertical”. Os automóveis serão elétricos e estão sendo desenvolvidos para circular em grandes cidades como uma alternativa de transporte fácil e acessível. Inicialmente as pequenas aeronaves serão pilotadas, mas o objetivo é que sejam autônomas. Durante o painel, os visitantes puderam imaginar um protótipo do eVTOL e vê-lo tomar forma através de desenhos personalizados feitos pelo designer industrial Rodrigo Takashi.

Parceira da Uber, a gigante da aviação faz parte do Uber Elevate Network, programa que visa lançar o “uber air” e criar uma malha aérea urbana com os novos carros-voadores. A ideia é construir um novo conceito social de mobilidade urbana que interaja com o meio ambiente, centros urbanos e autoridades. Além disso, o serviço visa aliviar os congestionamentos aplicando o mesmo conceito do aplicativo de conseguir se transportar a partir de apenas um clique. Com lançamento previsto para 2023, em Dallas, Los Angeles, a Uber estuda entrar em mercados de países como Brasil, Japão e Índia.

Protótipo de eVTOL da Uber; aeronave pode contar com sistema de propulsão elétrica (Foto: Uber)

Enquanto os carros-voadores não chegam, é possível dar vida ao seu próprio eVTOL no site da Embraer. Basta responder a um questionário com as suas preferências e um desenho do protótipo do seu veículo será criado automaticamente.

Fonte: Auto Esporte