Ônibus elétrico brasileiro ultrapassou 100 mil km rodados

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O primeiro ônibus totalmente elétrico, com tecnologia brasileira e baterias alimentadas por energia solar, já ultrapassou 100 mil quilômetros rodados desde seu lançamento, em dezembro de 2016.

Projeto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o veículo, que ficou conhecido por eBus, vai entrar em nova fase no dia 11 de março de 2019, quando começa o ano letivo na instituição.

O professor Ricardo Ruther, coordenador da iniciativa, explica que nesse dia será lançada uma campanha de financiamento coletivo para captação de recursos e patrocínios visando a dar continuidade ao programa. “Em junho, o projeto financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações termina. Ele foi um sucesso, e agora queremos convidar toda a comunidade, que conhece o nosso projeto desde 2016, a ajudar a manter a ideia “, diz.

Segundo a pesquisadora Marília Braga, o principal propósito do eBus é o levantamento de dados e a análise de viabilidade da tecnologia para que, em um futuro próximo, esses veículos possam ser empregados no transporte público de todo o Brasil.

Sua colega Anelise Medeiros Pires destaca a importância do apoio da comunidade na manutenção do projeto: “Os veículos elétricos representam o futuro da mobilidade e é muito importante para o Brasil entrar nesta onda. Ajudando nosso projeto você ajuda a construir um mundo mais sustentável “. “Atingindo nosso objetivo, conseguimos dar continuidade no próximo ano, sustentar os salários dos motoristas e manter as manutenções do veículo “, observa a pesquisadora Amanda Mendes Ferreira Gomes.

O ônibus Marcopolo Torino Low Entry Eletra/Mercede-Benz O 500 U tem comprimento total de 12.710mm, transporta 38 passageiros sentados em poltronas estofadas, é equipado com rampa de acesso para portadores de necessidades especiais e sistema de ar-condicionado. A geração de energia elétrica é realizada por intermédio de módulos solares fotovoltaicos integrados.

O sistema de tração desenvolvido pela Eletra tem motor elétrico WEG Trifásico 250 L com 200/400 kW de potência com autonomia de até 200 quilômetros, com quatro recargas de seis minutos. O projeto de integração e tecnologia da Eletra possui baterias de tração tipo Ions de Lítio (Energia de 128kW/h com oito “Packs” e tempo de recarga de 2,5h com carregador lento e 0,5h com carregador rápido). A recarga completa das baterias leva em média uma hora, mas graças à tecnologia de recuperação da energia nas frenagens, pode operar em trajetos de até 70 quilômetros sem nenhuma recarga.

Fonte: Verde Sobre Rodas

Origem: Adamo Bazani Conteúdo