ZF inicia produção de propulsor central elétrico CeTrax para ônibus

postado em: Autossustentabilidade | 0

ZF inicia produção de propulsor central elétrico CeTrax para ônibus

Sistema tem adaptação mais fácil em chassis já existentes; primeiro cliente é a fabricante polonesa Solaris

A ZF informa que já tem um primeiro cliente para o seu sistema de propulsão elétrica central para ônibus CeTrax, que começa a ser produzido em série no segundo trimestre deste ano em Friedrichshafen, na Alemanha. A fabricante polonesa Solaris irá aplicar o CeTrax ao seu novo modelo elétrico Urbino 15 LE. A vantagem do sistema é que pode ser encaixado com poucas adaptações em chassis já projetados, sem necessidade de investir no desenvolvimento de um veículo completamente novo.

Alguns fabricantes de ônibus já adotam o eixo portal elétrico AVE AxTrax da ZF, que agrega motores acoplados às rodas do veículo. O CeTrax, concebido para tração central (montado no meio do eixo trativo), foi apresentado pela primeira vez em 2017 e agora será fornecido para o primeiro cliente, mas segundo a empresa outras negociações já estão em andamento com outras montadoras da Europa, que para atender legislações de emissões mais apertadas estão convergindo para a eletrificação dos veículos de transporte público urbano.

“O início da produção em série do sistema de tração central elétrico para ônibus ilustra o pioneirismo que a ZF possui na eletrificação. O CeTrax é outro elemento na construção do caminho para um transporte público livre de emissões. A conquista das montadoras de ônibus no mercado de propulsão elétrica mostra que estamos no caminho certo com a nossa estratégia”, afirma Andreas Grossl, responsável pelos sistemas de eixos e transmissão para ônibus da ZF.

A ZF projetou o CeTrax para uso em ônibus sob o conceito plug-and-drive (algo como encaixe e dirija). O sistema é todo integrado em um único módulo compacto que inclui motor elétrico, transmissão de dentes retos (de uma velocidade com dois estágios com diferencial), bloqueio de estacionamento, carcaça, unidade de arrefecimento e central eletrônica e software de controle. Segundo a ZF, o CeTrax é facilmente adaptado a veículos com layout convencional, também é flexível, pois pode ser combinado a configurações híbridas de tração, em conjunto com motor a combustão, ou ser alimentado exclusivamente por baterias e supercapacitores. Dessa forma, pode ser aplicado no desenvolvimento de novos veículos ou para a modernização de plataformas existentes.

Fonte: Automotive Business