Até 2030, a previsão é que os veículos elétricos representem aproximadamente 90% da frota automotiva global

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A ascensão dos carros elétricos está se consolidando rapidamente, prevendo-se que dominem as vendas globais de automóveis até 2030, impulsionados por reduções de custo, incentivos governamentais e a liderança da China nesse movimento de transição.

Os carros elétricos vieram para ficar, apesar de alguns desafios, como a acessibilidade geral da população e a infraestrutura de recarga. As projeções apontam que até 2030, os veículos elétricos devem abranger entre 62% e 86% da frota mundial, superando de forma definitiva os veículos a combustão. Esse futuro está mais próximo do que imaginamos.

Carros elétricos são uma tendência em ascensão, de acordo com o mais recente relatório do Rocky Mountain Institute, conhecido por fazer previsões arrojadas sobre o futuro da indústria automobilística. Segundo o instituto, a demanda por veículos movidos a combustíveis à base de petróleo atingiu seu ponto máximo em 2019 e permanece estagnada desde então. Enquanto isso, o mercado de veículos elétricos continua a crescer a cada dia.

A China está liderando o movimento global de transição da frota de veículos, de acordo com o relatório. Ela desempenha um papel fundamental no aumento da adoção de veículos movidos a bateria, mas outros países também estão impulsionando essa mudança.

Em aproximadamente seis anos, as vendas de veículos elétricos devem aumentar de 10% para representar 80% do mercado total.

Até 2030, os veículos elétricos (EVs) devem dominar as vendas globais de automóveis. Se continuarmos a superar os desafios e as vendas continuarem a crescer, eles poderão representar entre 62% e 86% das vendas totais de veículos até 2030, com a China liderando com uma participação de mercado de pelo menos 90%.

O relatório do Rocky Mountain Institute também destaca que a ascensão dos carros elétricos está provocando uma reação nas montadoras tradicionais de veículos a combustão. O rápido crescimento na produção de baterias tem impulsionado a redução dos custos, forçando as empresas a reduzirem os preços dos veículos tradicionais.

Além disso, os incentivos governamentais em favor dos veículos de zero emissão, semelhantes aos que já estão em vigor nos Estados Unidos e na União Europeia, estão se tornando um atrativo significativo para os consumidores finais.

Fonte: Engenharia é