Fabricantes chinesas adquirirão 21 novas embarcações para exportação de carros elétricos

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A China, como destacado exportador de carros elétricos, está impulsionando a aquisição de 21 novos navios nos próximos dois anos por parte de pelo menos duas montadoras chinesas. Essa iniciativa visa atender à crescente demanda de suas marcas competitivas no mercado.

navio com carros elétricos da BYD

A China consolidou sua posição como um importante exportador de carros elétricos, impulsionando a necessidade de uma frota de navios dedicados ao transporte desses veículos. Nos próximos dois anos, pelo menos duas montadoras chinesas adquirirão 21 novas embarcações para atender à demanda crescente de suas marcas agressivas.

A BYD planeja incorporar sete novos navios movidos a GLP para enviar seus carros, especialmente para a Europa e América do Sul. Enquanto isso, a SAIC, visando principalmente a Europa, planeja ter 14 navios ro-ro em operação nos próximos três anos.

Em 2023, a China superou o Japão na exportação de carros. No entanto, até novembro do ano passado, a China contava com apenas 40 navios ro-ro, transportando 110.000 veículos. Em comparação, o Japão tinha capacidade para transportar 1,6 milhão de carros e a Noruega, 930 mil.

Para atender à crescente demanda, as montadoras chinesas estão investindo em navios de baixa emissão de CO₂, considerando os cálculos de tributação na Europa que levam em conta as emissões desde a produção até o uso do veículo. Isso impulsiona a atividade nos estaleiros chineses, que já são bastante ativos.

Isso abrange desde o consumo de energia para operar as linhas de montagem nas fábricas até o transporte dos carros para as concessionárias. Conscientes de que os navios emitem uma quantidade significativa de poluentes na atmosfera, as montadoras optaram pelo GLP como uma solução.

O Explorer Nº1, da BYD, é o primeiro navio ro-ro desse tipo, utilizando gás natural para reduzir a pegada de carbono no processo de produção, distribuição e comercialização de seus carros.

Explorer Nº1  transposta carros elétricos da BYD

Com uma capacidade para 7.000 carros, esta embarcação se tornará a espinha dorsal de uma frota própria de navios, contribuindo para impulsionar ainda mais as vendas de carros na China. A capacidade das fábricas e de uma frota desse porte permite adaptações rápidas para atender à demanda. Alexandre Baldy, conselheiro da BYD, afirmou que a matriz atenderá a todas as demandas da filial até 2024, destacando a importância crucial desses novos navios para o significativo crescimento chinês.

Fonte: Engenharia é