Volkswagen testa bateria capaz de durar mais de 500 mil km

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A bateria desenvolvida pela startup QuantumScape apresentou uma notável perda de apenas 5% de sua capacidade após passar por 1.000 ciclos de recarga, o que equivale a percorrer meio milhão de quilômetros. Esse desempenho impressionante destaca a robustez e durabilidade dessa tecnologia inovadora, prometendo uma longa vida útil e eficiência contínua ao longo do tempo. Esses resultados indicam avanços significativos no desenvolvimento de baterias de alta performance para impulsionar a próxima geração de veículos elétricos.

imagem mostra linha de montagem da vw
Baterias de estado sólido da startup da VW superam expectativas, perdendo pouca capacidade energética. Avanço promissor para a tecnologia de baterias. Crédito:Volkswagen/Divulgação.

 

Recentemente, a Volkswagen, renomada fabricante automotiva alemã, divulgou avanços promissores alcançados por sua startup de baterias no desenvolvimento de células de estado sólido. A notícia é particularmente positiva, pois contribui para aprimorar a eficiência de seus produtos movidos a bateria, tornando-os, assim, mais acessíveis economicamente. As informações foram compartilhadas pelo site Autoblog.

Volkswagen testa bateria
Em testes recentes, um protótipo de célula de estado sólido desenvolvido em parceria com a empresa americana QuantumScape, associada à Volkswagen, superou significativamente as expectativas e metas estabelecidas pela indústria. A montadora destacou esse feito em um comunicado veiculado no último dia 3.

Durante extensos testes realizados na unidade de bateria PowerCo da VW ao longo de vários meses, observou-se uma mínima perda de energia. Esses resultados promissores indicam avanços notáveis no desenvolvimento de tecnologias de bateria mais eficientes e duradouras.

imagem mostra uma célula de bateria em um carro para ilustrar um artigo sobre Volkswagen testa bateria

A célula de energia demonstrou uma notável perda de apenas 5% de sua capacidade de armazenamento após mais de 1.000 ciclos de carregamento, equivalente a percorrer 500.000 km de estrada. Em comparação, as metas padrão da indústria para esta fase de desenvolvimento são de 700 ciclos de carregamento, com uma perda máxima de 20% de capacidade, de acordo com informações fornecidas pela Volkswagen.

O chefe da PowerCo, Frank Blome, expressou otimismo em relação aos resultados dos testes, destacando que esse avanço pode resultar em uma célula de bateria capaz de proporcionar longos alcances, recarga extremamente rápida e resistência praticamente inalterada ao longo do tempo.

QuantumScape
Por outro lado, a QuantumScape tem o objetivo de disponibilizar a célula no mercado o mais rapidamente possível, conforme afirmado pelo fundador e CEO da empresa, Jagdeep Singh. No entanto, a produção de baterias para veículos automotores provou ser desafiadora, levando a QuantumScape a priorizar inicialmente a fabricação de baterias para outros produtos de consumo, como eletrônicos em geral, como detalhado em uma carta enviada aos investidores.

Consequentemente, fabricantes de veículos elétricos e baterias estão em uma corrida contra o tempo para introduzir no mercado novas tecnologias. Isso abrange o desenvolvimento de ânodos de próxima geração e baterias que utilizam íons de sódio e tecnologia de estado sólido.

Essas inovações visam proporcionar uma alimentação mais eficiente e acessível para os veículos elétricos, impulsionando assim a evolução contínua no setor.

Corrida das empresas
Empresas estão acelerando seus esforços na corrida contra o tempo para desenvolver a tecnologia de bateria mais avançada. O foco está em criar soluções que ofereçam desempenho superior, maior eficiência, tempos de recarga mais rápidos e maior durabilidade.

Essa competição acirrada reflete o impulso da indústria para proporcionar aos consumidores a melhor experiência possível com baterias, impulsionando assim a adoção generalizada de veículos elétricos e outras tecnologias movidas a energia elétrica.

A Toyota estabeleceu uma parceria estratégica com a empresa petroquímica Idemitsu, com o objetivo de lançar comercialmente baterias de estado sólido até 2027. Enquanto isso, a BYD está construindo uma fábrica dedicada à produção de baterias de íon de sódio em colaboração com uma joint-venture, localizada no leste da China.

As baterias de estado sólido representam uma evolução ao substituir o eletrólito líquido convencional e o separador, ambos inflamáveis, por um separador sólido fabricado com materiais como cerâmica, polímeros ou vidro. Essa inovação promissora visa aprimorar a segurança e a eficiência das baterias, marcando um avanço significativo na tecnologia de armazenamento de energia.

Inovação
Essa inovação, se confirmada fora do ambiente controlado de testes de laboratório e repetida com sucesso em escala de produção, tem o potencial de significativamente reduzir o tempo de recarga das baterias. Além disso, pode resultar em uma diminuição do tamanho e uma otimização no armazenamento das baterias.

Os resultados dos testes realizados no laboratório PowerCo, divulgados pela QuantumScape em outubro do ano passado, representam um passo importante nessa direção.

Curiosamente, durante a teleconferência, a Volkswagen, que é a maior acionista e cliente da QuantumScape, não foi mencionada ao abordar os resultados desses testes. Esse silêncio por parte da VW levanta questões sobre como a montadora pode estar planejando incorporar ou adotar essa tecnologia inovadora em seus veículos elétricos no futuro.

Fonte: Engenharia é