GM lança carro elétrico com autonomia de 460 km, mais barato que o Dolphin da BYD

postado em: Autossustentabilidade | 0

A General Motors adentrou a competição dos carros elétricos de entrada na China, um dos segmentos mais dinâmicos atualmente. Sua marca local, Baojun, introduziu recentemente o Cloud, que rivaliza diretamente com o BYD Dolphin e o BYD Dolphin Mini.

imagem mostra o 2024 WULING BAOJUN CLOUD / YUNDUO EV Electric: Commercial Ad TVC Iklan TV Anuncio Propaganda - China

A General Motors entrou na competição dos carros elétricos de entrada na China, um dos segmentos mais dinâmicos atualmente. Sua marca no país, Baojun, lançou recentemente o Cloud, concorrente direto do BYD Dolphin e do BYD Dolphin Mini. Apresentando um formato entre hatch e minivan, o veículo segue a linha do carro elétrico da BYD, mas possui um design completamente distinto dos outros modelos Baojun.

Destacando-se pelas luzes diurnas interligadas, os faróis são divididos no centro do para-choque frontal. A GM denomina esse estilo de design como “estética do céu”.

Este lançamento mais recente da GM de um novo carro elétrico, com preço mais acessível do que o do BYD Dolphin, teve um impacto significativo no mercado. Isso abre caminho para um maior número de consumidores adquirirem um veículo elétrico, sustentável e econômico, sem a necessidade de um grande investimento financeiro.

A competição crescente de preços entre as montadoras está se revelando cada vez mais benéfica para os consumidores, sinalizando um avanço positivo na acessibilidade e na adoção de soluções de transporte mais ecológicas.

O Baojun Cloud apresenta um porte similar ao do concorrente, porém com um custo mais baixo. Este carro elétrico da GM combina características de hatch e minivan, com dimensões semelhantes ao BYD Dolphin Mini, prometendo uma autonomia de até 460 km.

Ao observar o Cloud de lado, destaca-se uma janela espiã entre as colunas C e D, que amplia a área envidraçada do carro elétrico. Sua traseira se diferencia ainda mais, com pequenas lanternas interligadas por uma barra de LED na parte inferior. Os refletores são integrados à peça que simula um extrator de para-choque.

Internamente, o Cloud apresenta um quadro de instrumentos digital em uma tela de 8,8 polegadas e uma central multimídia em tela flutuante de 15,6 polegadas, baseada no sistema LINGOS2. Isso inclui comando de voz, comandos remotos por smartphones e navegador nativo.

O novo Cloud oferece uma autonomia de até 460 km. A versão de entrada possui uma central multimídia de 10,1 polegadas, ar condicionado digital e automático, espelhos elétricos, piloto automático e câmera de ré. Seu preço inicial é de R$ 65.700, tornando-o um carro elétrico mais acessível do que o BYD Dolphin Mini.

As versões intermediárias têm uma autonomia maior e a possibilidade de carregar outros veículos elétricos. A versão topo de linha inclui iluminação ambiente na cabine com 256 cores, carregador sem fio para smartphones, porta-malas com abertura elétrica e teto solar.

Todas as configurações vêm com o mesmo motor elétrico dianteiro de 100 kW, equivalente a 136 cavalos e 20,4 kgfm de torque. A diferença entre as versões está na capacidade da bateria. O modelo de entrada vem com uma bateria de 37,9 kWh e autonomia de 360 km, enquanto a versão mais completa possui uma bateria de 50,6 kWh, alcançando até 460 km por carga.

O Cloud pode carregar de 30% a 80% em apenas 40 minutos com carregamento rápido. A versão com bateria mais potente pode até alimentar outros dispositivos eletrônicos e servir como carregador para outro carro elétrico. Com dimensões de 4,29 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre eixos, o veículo aposta em um visual moderno.

Comparativamente, o Cloud custa cerca de R$ 65.700 (NB: no mercado chinês), enquanto o BYD Dolphin mais barato é vendido na China por aproximadamente R$ 79.000. A versão intermediária do Dolphin, com mais autonomia e a opção de usar a energia do carro para alimentar eletrônicos, tem um preço de R$ 84.500 e oferece mais opções de cores.

Fonte: Engenharia é