A BYD é reconhecida por ser a maior fabricante global de veículos elétricos e híbridos, mas ela é muito mais do que simplesmente uma das principais montadoras de carros do mundo: trata-se de uma Greentech (empresa de tecnologia) que tem na inovação seu pilar mais importante.
A sigla BYD vem do inglês Build Your Dreams (Construa seus Sonhos), mas, em bom português, fala-se “BI-UAI-DI”. A marca já conquistou o coração do brasileiro, pois está sempre em busca do que há de mais avançado em design e features tecnológicos para equipar sua ampla gama de carros, cada vez mais presentes em todo o país. Isso inclui também o “coração” dos carros elétricos e híbridos: a bateria.
Algumas das principais dúvidas de quem ainda não se rendeu ao futuro elétrico é justamente voltada para as baterias — desde a durabilidade até a segurança dos equipamentos usados em carros com esse tipo de propulsor.
No caso da BYD, os clientes não têm com o que se preocupar, pois contam com a Blade, considerada a bateria de carros elétricos mais segura do mundo. E testes para comprovar essa afirmação não faltam.
Bateria Blade passou por teste de fogo
A BYD realizou uma série de testes de segurança e comprovou que as baterias Blade superam, com folga, os requisitos do chamado “Nail Penetration Test” (Teste de Perfuração com Prego), que simula as consequências de um acidente sério de trânsito e mede a fuga térmica do equipamento.
Após serem submetidas aos testes, os componentes não emitiram fumaça ou pegaram fogo, e a temperatura da superfície oscilou apenas entre 30 e 60 graus Celsius, números bastante aceitáveis para a rigidez das provas.
As baterias também foram colocadas em outras situações extremas e, após serem esmagadas, dobradas e até mesmo aquecidas em um forno com temperaturas acima dos 300 graus Celsius, não pegaram fogo ou explodiram.
O mito sobre carros elétricos correrem risco de dar choque ou estragar se forem surpreendidos por enchentes, alagamentos ou até em lava-rápidos não passa disso mesmo: lenda urbana.
As baterias dos carros elétricos da BYD foram projetadas para enfrentar situações de risco e, no caso de entrar em uma enchente, o fluxo da corrente é automaticamente desligado. Já se a situação for a de encarar um lava-rápido, a vedação dos componentes é um dos pontos de maior atenção da Greentech.
Por que a Bateria Blade é tão segura?
O segredo das baterias Blade da BYD para serem tão seguras está em sua composição, ou seja, nos materiais utilizados para a sua confecção. Elas não utilizam metais como cobalto, níquel e manganês, presentes em baterias do tipo NMC, e são feitas de fosfato de ferro-lítio (LFP), a mais moderna entre as baterias de íons de lítio. Por conta dessa composição, ela não libera oxigênio durante a fuga térmica, minimizando a chance de combustão.
Além de ficarem mais seguras, isso também torna as baterias Blade mais baratas de produzir, o que impacta diretamente no preço final do carro. Uma outra inovação é que as células são dispostas em forma de lâminas (daí o nome Blade, que é lâmina em inglês).
Mais finas e mais compridas que as baterias de carros elétricos de outras marcas, as baterias Blade ocupam o espaço de maneira mais inteligente e mais eficiente.
Elas ficam alinhadas transversalmente e fazem parte da estrutura do veículo, dispensando, assim, a necessidade de um invólucro de proteção. Essa arquitetura mais moderna acaba compensando o fato de terem menos densidade energética que as baterias do tipo NMC.
Fonte: Canal Tech