BMW busca aproveitar buracos e lombadas para gerar energia em seus carros elétricos

postado em: Autossustentabilidade | 0

A BMW inova ao explorar a recarga das baterias por meio do movimento da suspensão, adicionando um novo nível de inovação à frenagem regenerativa dos veículos elétricos.

A BMW busca ir além ao explorar a recarga das baterias por meio do movimento da suspensão, adicionando um novo nível de inovação à frenagem regenerativa dos veículos elétricos.

A fonte dessa informação é o site CarBuzz, que obteve acesso a patentes registradas pela BMW na Alemanha. Os documentos descrevem um mecanismo engenhoso que aproveita o movimento vertical das rodas para gerar eletricidade. De acordo com a publicação, essa inovação está prevista para ser implementada em modelos mais premium da marca, como uma possível variante futura do BMW i7.

Os conjuntos de suspensão convencionais empregam a Lei da Conservação de Energia para converter o movimento vertical das rodas (energia cinética) em calor (energia térmica), dissipado pelos amortecedores. No entanto, a BMW tem ambições mais complexas, visando instalar pequenos geradores nos conjuntos de seus carros, buscando uma abordagem mais avançada e eficiente.

Ao enfrentar uma lombada, o movimento vertical é transferido de forma abrupta para a suspensão, que permanece praticamente inalterada, com a compressão dos amortecedores ocorrendo de maneira convencional, conforme indicado pela patente.

Patente da BMW

BMW
Projeto registrado pela BMW no escritório alemão de patentes [CarBuzz/Reprodução]

A distinção reside no fato de que, durante o movimento ascendente, um pequeno disco gira à medida que o braço de suspensão ao qual está vinculado também se torce. Durante o retorno, entra em ação uma embreagem de sentido único, transmitindo o movimento reverso do disco ao gerador.
Esse processo representa uma conversão de energia potencial elástica em energia elétrica, que pode ser armazenada tanto no sistema auxiliar de carros elétricos, como o conhecido sistema de 12 V, quanto no sistema de alta tensão responsável pelo impulso das rodas.

Contudo, não há uma estimativa precisa sobre a quantidade de energia que pode ser gerada pelo sistema. No entanto, é evidente que estamos lidando com um mecanismo de custo considerável.

Fonte: Engenharia é