BYD aponta parceria com a Tesla para lutar contra os veículos de combustão interna

postado em: Autossustentabilidade | 0

BYD e Tesla, antes consideradas concorrentes, agora estão colaborando para acelerar a eletrificação e expandir sua presença nos mercados globais.

Imagem mostra carros da BYD

A BYD teceu elogios à Tesla, que agora considera uma parceira sólida na luta para afastar a indústria automotiva dos veículos a combustão. A relação entre Tesla e BYD é muito diferente nos dias de hoje em comparação com cerca de uma década atrás.

Ambas foram pioneiras em veículos elétricos, embora a BYD tenha inicialmente focado mais em veículos híbridos plug-in (PHEVs), enquanto a Tesla sempre esteve comprometida com veículos elétricos puros (BEVs). No entanto, a Tesla não considerava muito a montadora chinesa.

Mas isso foi há algum tempo. Agora, a empresa chinesa ultrapassou a Tesla como o maior produtor de veículos totalmente elétricos do mundo. Musk agora os leva muito mais a sério. Sem mencionar a BYD pelo nome, recentemente ele afirmou que vê os fabricantes chineses de veículos elétricos como a melhor concorrência para a Tesla.

Mas agora a Tesla e a BYD também trabalham juntas. A Tesla está utilizando células de bateria LFP da BYD em alguns de seus próprios veículos elétricos. A relação entre as duas maiores empresas de veículos elétricos do mundo parece estar florescendo.

Yunfei Li, gerente geral de branding e relações públicas da chinesa, reconheceu que a Tesla desempenhou um papel importante no rápido crescimento dos veículos elétricos ao redor do mundo. Ele disse a CNBC:

A Tesla é uma colega da indústria muito respeitada para nós. Também é nossa cliente. Eu acho que este mercado é muito grande. Não é uma questão de ultrapassá-los ou de sermos ultrapassados por eles. Em vez disso, a BYD e a Tesla juntas, ou mais marcas de veículos elétricos juntas, precisamos pensar em como aumentar o ‘bolo’ dos veículos elétricos.

A empresa asiática ainda é principalmente conhecida em seu mercado local, na China, mas está gradualmente expandindo sua presença nos mercados ocidentais.

Tesla e BYD são, sem dúvida, as duas maiores forças na eletrificação. Os fabricantes de veículos elétricos precisam focar em conquistar participação de mercado dos veículos a combustão interna, em vez de competir entre si, embora a última seja inevitável.

Quando podem trabalhar juntos, devem fazê-lo, e parece que é exatamente o que BYD e Tesla estão fazendo agora.

Fonte: Engenharia é