China terá o primeiro carro elétrico com bateria de sódio

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O JAC Yiwei EV torna-se o primeiro veículo produzido em grande escala a adotar bateria de sódio, uma alternativa mais acessível, embora com uma densidade energética inferior.

imagem mostra carro elétrico da JAC em um galpão

A JAC Motors está programada para lançar seu mais recente carro elétrico, o Yiwei EV, em janeiro de 2024, marcando o pioneirismo ao ser o primeiro veículo fabricado em larga escala a utilizar bateria de íons de sódio.

De acordo com informações da CarNewsChina, o Yiwei EV oferecerá uma autonomia de 252 km, uma capacidade de 25 kWh, densidade energética de 120 Wh/kg e suporte a carregamento rápido 3C a 4C, permitindo recarregar de 10% a 80% em apenas 20 minutos.

O Yiwei EV não representa um modelo completamente novo; na verdade, trata-se do Sehol E10X, anteriormente comercializado com uma bateria de íons de lítio. Em abril, a JAC anunciou a transição da marca Sehol para Yiwei, abandonando a antiga nomenclatura.

A marca Sehol foi inicialmente criada como parte da joint-venture entre a Volkswagen e a JAC em 2018. Em 2020, com a VW adquirindo 75% da controladora da JAC, a marca foi transferida para a nova empresa da Volkswagen.

As montadoras chinesas estão voltando sua atenção para o uso de baterias de sódio em carros elétricos, conforme destacado pelo site especializado InsideEVs. Essa mudança estratégica busca desenvolver modelos mais acessíveis e compactos, em resposta às alterações nas regras de incentivos do governo local, que passaram a favorecer subcompactos e novas tecnologias de baterias.

Além da JAC e sua recém-lançada marca Yiwei, outras duas empresas já receberam aprovação do governo chinês para modelos com baterias de íon de sódio. A Chery apresenta o QQ Ice Cream, que utiliza baterias da CATL contendo células de sódio e lítio, proporcionando uma velocidade máxima de 100 km/h. Já a JMEV entra nesse cenário com o modelo Yichi Yutu, também capaz de atingir 100 km/h, e disponibilizando opções de motores de 16 e 36 kW.

Beterias de Sódio e o Carro Elétrico
As baterias de sódio, embora menos prevalentes que as de lítio, destacam-se por sua vantagem econômica. Um desafio significativo é a baixa densidade energética, exigindo baterias maiores para proporcionar a mesma capacidade, resultando em veículos mais pesados e com menor alcance.

Contudo, avanços tecnológicos estão reduzindo essa disparidade. Conforme observado pela MIT Technology Review, a densidade energética das atuais baterias de sódio se aproxima das baterias de lítio mais acessíveis de uma década atrás.

Por outro lado, a principal vantagem do sódio reside no seu custo inferior. Sendo um material mais abundante e de obtenção mais fácil, o sódio contribui para a redução dos custos. Além disso, é mais leve, seguro para transporte e operável em temperaturas extremas em comparação com o lítio.

Fonte: Engenharia é