Donos de carros elétricos se encontraram em Teresópolis Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/carros/donos-de-carros-eletricos-se-encontraram-em-teresopolis-21320272#ixzz4kp3y3kDQ stest

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Comboio partiu de São Paulo para encontrar pessoal do Rio e fundar associação

O Brasil, quem diria, já tem uma entidade que reúne veículos elétricos e híbridos plug-in. É a Associação Brasileira de Veículos Elétricos Inovadores (ABVEi), que foi fundada oficialmente no dia 1º de maio. E como parte das atividades em torno dessa fundação, o grupo promoveu o maior encontro de elétricos e híbridos plug-in do país, na manhã do sábado, 29 de maio, em um posto na Rodovia Anhanguera, no município de Jundiaí, São Paulo.

Participaram mais de 20 veículos, entre quadriciclos, motos e até bicicletas. Mas o barato maior é que parte do grupo partiu em comboio rumo à cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio, para se encontrar com associados cariocas — e lá foi fundada, efetivamente, a associação. No domingo, o grupo promoveu uma “carreata elétrica” pela cidade serrana (em silêncio, claro…).

O pré-requisito para fazer parte da associação é ser dono de um veículo elétrico ou híbrido plug-in — que são recarregados em tomadas, característica que não existe nos híbridos convencionais.

— Foi um movimento pioneiro mas, daqui a alguns anos, seremos conhecidos como dinossauros — diz Rodrigo de Almeida, um dos fundadores da associação. — Há poucos donos de carros elétricos no Brasil. Se tivermos um grupo organizado, teremos mais força para pleitear incentivos privados e públicos.

A associação também quer levantar a bandeira da criação de uma ampla rede de postos com pontos de recarga para veículos elétricos, bem como o crescimento no número de vagas de estacionamento com tomadas. Isso tem especial importância para quem mora em edifício e ainda depende da boa vontade do síndico e dos outros moradores para instalar um carregador na garagem.

Por enquanto, os carros elétricos ou híbridos plug-in são raros e exclusivos.

— Quando a gente se encontra no trânsito, buzina e dá uma parada para conversar — conta o pioneiro Rodrigo.

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No Brasil há, por exemplo, 173 unidades do BMW i3, um modelo de tração 100% elétrica (mas que, opcionalmente, pode vir com motor a gasolina no porta-malas, para servir como gerador).

Os i3 foram importados pela marca alemã e vendidos ao preço de R$ 170 mil (o mais barato). Ainda constam na tabela da BMW, mas não há mais estoques no Brasil.

Também participaram do encontro raros elétricos ou híbridos plug in que chegaram ao Brasil, como Outlander PHEV, Volvo XC90 T8 e Porsche Cayenne S E-Hybrid. De resto, apenas projetos experimentais interessantes, como os Nissan Leaf elétrico que rodaram no Rio como táxis.

Fonte: O Globo