Este fabricante de baterias parceiro da VW acaba de inaugurar um processo inovador de reciclagem

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A 24M Technologies, spin-off do MIT e fabricante de baterias, lançou um novo processo de reciclagem direta de materiais para baterias de veículos elétricos e armazenamento. Com sede em Cambridge, Massachusetts, em parceria com a Volkswagen, a empresa simplificou a produção de baterias de íon de lítio, reduzindo materiais e etapas de fabricação, conforme relatado pelo MIT News.

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A spinoff do MIT e fabricante de baterias, 24M Technologies, estreou hoje um novo processo de reciclagem direta de materiais para baterias de veículos elétricos (EV) e armazenamento de baterias. Com sede em Cambridge, Massachusetts, a 24M Technologies, que tem a Volkswagen como parceira comercial, “simplificou a produção de baterias de íon de lítio com um novo design que requer menos materiais e menos etapas para fabricar cada célula”, conforme noticiado pelo MIT News.

A 24M Technologies afirma que o design, chamado de “SemiSolid” devido ao uso de eletrodos pegajosos, reduz os custos de produção em até 40%. Essa abordagem também melhora a densidade de energia, segurança e reciclabilidade das baterias.

Hoje, a empresa apresentou o processo de reciclagem de baterias Liforever, uma potencial revolução na tecnologia de baterias para veículos elétricos (EVs) e sistemas de armazenamento de energia. O que é interessante sobre o Liforever é que a 24M o incorporou diretamente em seu processo de fabricação de baterias, oferecendo uma maneira mais eficiente e econômica de reciclar materiais de bateria, como o fosfato de ferro e lítio (LFP).

“Uma reciclagem de bateria aprimorada é essencial para um futuro de energia sustentável, mas o uso de ligantes na produção convencional de células tornou a reciclagem direta impraticável”, afirmou Naoki Ota, CEO da 24M Technologies. “O Liforever resolve esses desafios, permitindo a reutilização de quase todas as partes da célula da bateria sem exigir os processos caros, ineficientes e ambientalmente desafiadores usados na reciclagem convencional de células”.

Os métodos tradicionais de reciclagem de íon de lítio envolvem processos que são não apenas caros, mas também tóxicos, resultando em um tipo de lixo eletrônico conhecido como “massa preta”. Isso prejudica a estrutura de materiais-chave da bateria e torna a reciclagem menos economicamente viável, especialmente para materiais mais baratos como o LFP. Geralmente, apenas os metais mais caros são recuperados para reutilização.

A 24M afirma que o Liforever mantém os materiais ativos da bateria em sua forma original, evitando completamente a criação de “massa preta” – uma conquista que o destaca na indústria. Essa inovação permite a reciclagem de todos os materiais ativos, incluindo os da ânodo e cátodo. Após a recuperação dos materiais, eles são limpos e, se necessário, relitíados para restaurá-los aos seus níveis originais de desempenho.

A empresa afirma que a metodologia de reciclagem Liforever foi projetada para ser compatível com as regulamentações de reciclagem atuais e futuras esperadas. A 24M diz que seu processo SemiSolid é quimicamente agnóstico, então o Liforever dará suporte a baterias de próxima geração de todos os tipos de química.

Fonte: Engenharia é