O retorno do Uno: Versão elétrica chega em 2024

postado em: Autossustentabilidade | 0

Na Europa, o equivalente ao Uno, chamado Panda, está programado para uma atualização completa, incluindo mudanças de design e a transição para uma motorização totalmente elétrica, apesar de seus 13 anos no mercado.

Imagem mostra o novo "Uno" elétrico que será lançado na Europa em 2024

Descontinuado no Brasil desde 2021, o Fiat Uno deixou um marcante legado no país. Responsável por introduzir diversas inovações na indústria automotiva nacional, o Uno escreveu um capítulo especial na história do segmento verde-amarelo. Mas na Europa o novo “Uno” elétrico será o retorno do icônico carro.

Na Europa, o equivalente ao modelo Uno é chamado de Panda. Apesar de ser um dos carros mais antigos do mercado, com 13 anos de vendas, o Panda está programado para passar por uma atualização abrangente, que incluirá mudanças no design e a transição para uma motorização totalmente elétrica.

Mas a Stellantis tem planos de lançar o Panda 100% elétrico em julho de 2024, possivelmente acompanhado por uma versão híbrida leve.

Imagem mostra o novo "Uno" elétrico que será lançado na Europa em 2024

O “Uno” europeu terá como base o conceito Centoventi, um protótipo revelado pela primeira vez no Salão de Genebra em 2019 e que recebeu alguns ajustes desde então para permanecer atualizado.

A produção do “novo Uno” está planejada para ocorrer no leste europeu, especificamente na Eslováquia. A Fiat tem a intenção de posicionar o Uno como um carro com apelo jovem, oferecendo uma ampla gama de personalizações, incluindo opções de cores para a carroceria e o teto.

A marca projeta um preço atrativo, buscando popularizar o segmento de carros eletrificados. De acordo com informações da mídia europeia, os executivos da Fiat têm a intenção de lançar o Panda com preços na faixa de US$ 25 mil (aproximadamente R$ 125 mil, na conversão direta).

Fiat Panda: Possibilidade de chegada do “Uno” elétrico ao Brasil?

Imagem mostra o novo "Uno" elétrico que será lançado na Europa em 2024

Por enquanto, não há indicações da Fiat ou da Stellantis sobre a chegada do “Uno” elétrico ao Brasil. No entanto, há razões para os consumidores brasileiros ficarem otimistas.

Recentemente, Oliver François, CEO da Fiat, mencionou a possibilidade de aumentar a rentabilidade unificando as linhas da marca no Brasil e na Europa a partir de 2024.

Além disso, o Panda poderia integrar o portfólio como um concorrente direto do Renault Kwid E-Tech e, principalmente, dos modelos chineses Dolphin e Ora 03, que têm dominado o segmento de carros elétricos de entrada no país.

Fonte: Engenharia é