Parceira da Apple desenvolve bateria com capacidade 100x maior que modelos tradicionais

postado em: Autossustentabilidade | 0

Logo da TDK na tela de um smartphone

A fabricante japonesa TDK, fornecedora da Apple, anunciou hoje que conseguiu desenvolver com sucesso um novo tipo de material que poderá ajudar a aumentar consideravelmente a duração e a longevidade das baterias de dispositivos móveis, como iPhones.

De acordo com a companhia, esse material foi criado para ser usado nas baterias de estado sólido da linha CeraCharge, que usam um eletrólito sólido à base de óxido em vez do eletrólito líquido utilizado nas tradicionais baterias de íons de lítio.

Por causa disso, essas novas baterias teriam uma densidade energética de até 1.000 watts/hora — número 100 vezes maior do que modelos convencionais. Essa medida, vale notar, diz respeito à quantidade de energia que uma bateria pode armazenar em relação ao seu tamanho ou peso.

Baterias de estado sólido, como destacado pelo Quartz, são menores, recarregam mais rápido, duram mais e têm uma menor propensão a sofrerem com mudanças de temperatura. Elas também seriam drasticamente mais seguras que as baterias de íons de lítio tradicionais, além de permitir dispositivos mais finos.

A TDK disse que ainda está trabalhando na produção em massa dessas baterias, que poderão dar as caras em iPhones e outros aparelhos no futuro. O objetivo da fabricante agora é aumentar a capacidade dessas baterias usando uma tecnologia de laminação multicamadas e expandindo sua faixa de temperatura operacional.

Fonte: MacMagazine