Rolls-Royce muda símbolo tradicional em nome da eletrificação e da aerodinâmica

postado em: Autossustentabilidade | 0

Novo Spirit of Ecstasy, a estatueta que fica na ponta do capô dos modelos da marca, estará no Spectre, o futuro carro 100% elétrico do fabricante inglês de alto luxo

Um dos símbolos automotivos mais famosos do mundo mudou para se adequar aos novos tempos. O Spirit of Ecstasy (Espírito do Êxtase), a clássica estatueta que vem na ponta dos modelos da Rolls-Royce, foi redesenhado para se adequar à inevitável era da eletrificação. O renovado emblema estará no futuro Spectre, o primeiro carro 100% elétrico da marca britânica de alto luxo, que faz parte do Grupo BMW.

A mudança no design ocorre justamente na data de aniversário de 111 anos da criação da estatueta. Ela agora está mais baixa e adota um estilo mais dinâmico, com uma perna para a frente, o corpo dobrado para baixo e o olhar focado à frente – antes, os pés ficavam juntos e as pernas, retas.

As roupas da “mascote” – geralmente confundidas com “asas” – também ficaram mais aerodinâmicas e realistas. Segundo a Rolls-Royce, o novo desenho se aproxima muito do original feito por Charles Sykes no início do século XX (o escultor fez e poliu cada uma das estatuetas dos carros da montadora até 1939).

A mudança no Spirit of Ecstasy pontua as novas diretrizes da marca, que estabeleceu como meta que até 2030 terá apenas produtos 100% elétricos. O primeiro modelo dentro dessas diretrizes é o Spectre, que surgiu em imagens oficiais com a carroceria “camuflada” digitalmente em setembro de 2021 e que será lançado no fim de 2023, já como linha 2024.

Função aerodinâmica

O Spectre usa a mesma arquitetura de outros modelos do fabricante, como Ghost, Phantom e Cullinan. No futuro carro, a nova estatueta também vai contribuir para um coeficiente de arrasto de apenas Cx 0,26 – de acordo com a Rolls-Royce, será o mais aerodinâmico de todos os modelos da história da marca.

“Mais do que um símbolo, o Spirit of Ecstasy é a personificação da nossa marca e uma fonte constante de inspiração e orgulho para a empresa e seus clientes. Ela sempre mudou com os tempos, mantendo-se fiel à sua natureza e caráter. Em sua nova forma, está mais ágil e graciosa do que nunca. O emblema perfeito para o Rolls-Royce mais aerodinâmico já criado”, enalteceu Torsten Müller-Ötvös, CEO da Rolls-Royce Motor Cars.

Fonte; Automotive Business