Stellantis e Foxconn firmam parceria para fabricar semicondutores para veículos elétricos

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A Stellantis e a Foxconn formaram a joint venture SiliconAuto para desenvolver semicondutores avançados para veículos elétricos. A parceria visa suprir a demanda global por semicondutores e oferecer inovações específicas para a indústria automotiva. Espera-se que a SiliconAuto comece a fornecer semicondutores para as novas plataformas de VE em 2026.

A empresa automotiva holandesa Stellantis anunciou a formação de uma nova parceria com o grupo Hon Hai Technology, mais conhecido como Foxconn, para desenvolver e ampliar uma família de semicondutores de última geração para plataformas de veículos elétricos de próxima geração. Tanto a Stellantis quanto a Foxconn contribuirão com sua experiência para a joint venture, que deverá atender eventualmente toda a indústria automotiva.

Embora a Stellantis não esteja liderando a transição global para veículos elétricos a bateria, ela deu grandes passos nos últimos meses, apesar das hesitações públicas de seu CEO, Carlos Tavares. Começamos a levar a sério a mudança de atitude da empresa no outono passado, quando o chefe da Stellantis Europe, Uwe Hochschurtz, rompeu com Tavares afirmando: “As pessoas decidiram: seremos puramente elétricos”.

Após obter um sucesso crescente com veículos elétricos no exterior, a Stellantis mergulhou de cabeça em uma transição para VE (Veículos Elétricos) na América do Norte, impulsionada por marcas queridas como Ram e Jeep. Ao mesmo tempo, vimos a empresa investir em novas tecnologias, como a química de lítio-enxofre, para fornecer baterias de VE de menor custo nos Estados Unidos.

Do ponto de vista global, a Stellantis formou parcerias com empresas como Galloo para reciclar veículos no fim de sua vida útil e estabelecer uma economia automotiva mais circular. A mais recente joint venture da Stellantis entregará semicondutores avançados em parceria com a Foxconn, líder na fabricação de componentes eletrônicos.

Os planos da Stellantis para quatro novas plataformas globais de VE, incluindo sua arquitetura de software STLA Brain / Crédito: Stellantis

 

Stellantis busca suprir a demanda global por semicondutores

De acordo com um comunicado de imprensa da Stellantis, a empresa formou uma nova empresa em conjunto com a fabricante de semicondutores Foxconn, chamada SiliconAuto. A nova empresa se baseia em um memorando de entendimento não vinculativo assinado entre as duas montadoras de veículos em 2021.

O resultado de hoje é uma joint venture 50/50 com o objetivo de “adaptar chips para a nova geração de plataformas de veículos da indústria automotiva”. Os parceiros afirmam que a SiliconAuto combinará o entendimento da Stellantis das necessidades globais de mobilidade com a expertise de desenvolvimento e fabricação da Foxconn, especialmente no mundo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

A Stellantis afirma que sua nova geração de semicondutores avançados eventualmente dará suporte às suas futuras plataformas de VE, além de sua arquitetura de software STLA Brain. A Foxconn também pretende utilizar os semicondutores em seus próprios veículos, bem como nos veículos que fabrica para outras montadoras. O CTO da Stellantis, Ned Curic, destacou o potencial da tecnologia de semicondutores esperada da nova joint venture com a Foxconn:

A Stellantis se beneficiará de um suprimento robusto de componentes essenciais, o que é fundamental para impulsionar a transformação acelerada e definida por software de nossos produtos. Nosso objetivo é construir veículos que se conectem perfeitamente com a vida diária de nossos clientes e ofereçam capacidades de ponta anos após saírem da linha de montagem. Com esta joint venture, podemos criar inovações específicas com uma parceria eficiente.

Os parceiros afirmam que a SiliconAuto será gerenciada por executivos de ambas as empresas e terá sede na Holanda. Ainda não há informações sobre onde os semicondutores serão fabricados, mas a Foxconn atualmente opera 173 campi em 24 países, portanto, há várias opções.

A Stellantis espera que a SiliconAuto comece a fornecer semicondutores para as novas plataformas de VE em 2026.

Fonte: Engenharia é